SCB. Cerca de uma dezena de sócios aguardava abertura das urnas

David Antunes é o sócio n.º 123 do SC Braga. Apoia o clube há 54 anos e, esta sexta-feira, ainda não eram 10horas quando, à porta do Forum Braga, esperava que a porta abrisse para exercer o seu direito de voto.
Pouco mais de uma dezena de sócios do clube aguardavam a abertura das urnas para votar para os órgãos sociais do SC Braga. O relógio marcava 10h00 quando os primeiros sócios começaram a entrar. A primeira paragem é no balcão principal do Forum, onde apresentam o cartão de sócio, depois, sobem até ao piso onde estão as urnas. À entrada todos mantêm o distanciamento, desinfetam as mãos assim que entram no recinto e medem a temperatura corporal.
“Em 54 anos de sócio nunca vi presidente nenhum fazer o que este está a fazer”, disse à RUM David Antunes.
Este adepto e sócio prefere ver a equipa jogar no Estádio Municipal de Braga, mas não se opõe ao regresso do clube ao 1.º de Maio, desde que “seja bem arranjadinho”. David não discorda, portanto, de um dos sonhos que o atual presidente leva para o seu sétimo mandato. Para este braguista, a obra que marca a ‘era’ de António Salvador é a Cidade Desportiva.
Óscar Ribeiro também foi um dos primeiros sócios a chegar ao Forum Braga, esta sexta-feira. Com 74 anos, é sócio há um quarto de século e ainda recorda os tempos em que o SC Braga jogava no então Estádio 28 de Maio, nome que manteve entre 1950 e 1974. À semelhança de David, também Óscar diz que Salvador “tem sido um grande presidente, desde que assumiu o cargo”. “Quero que continue”, assumiu este sócio que, por isso mesmo, não deixou de votar. A eleição mais participada foi a de 2017, quando António Salvador media forças com António Pedro Peixto, contando-se 3.700 votantes. Este ano, com candidatura única, Óscar Ribeiro acredita que o número ficará aquém das expectativas, porque “já dão o atual presidente como vencedor”.
Um dos desígnios de António Salvador para este que será o seu sétimo mandato à frente do clube é fazer regressar o SC Braga às origens, no Estádio 1.º de Maio. A ideia merece o aplauso deste sócio de 74 anos. “Gostava imenso que regressassem”, frisou.
Numa faixa etária mais jovem, encontramos Rui Soares, sócio do clube há 22 anos. “Acho que faz parte da responsabilidade de todos os sócios do clube virem votar”, referiu. Este sócio e adepto considera que “estão reunidas as condições de segurança para que todos os adeptos e sócios possam exercer o seu direito de voto”. “O crescimento do Braga mostra o bom trabalho de Salavador”, afirmou Rui, que destaca “o crescimento do clube, a ambição de querer ganhar títulos e as obras, como a Cidade Desportiva, que revelam o crescimento do clube e a aposta na formação, que se reflete na equipa principal”.
António Salavador é candidato único a este ato eleitoral. Sob o lema “Este é o nosso Braga” apresenta uma direção renovada, com as entradas de Hugo Vieira, Joel Pereira e Claúdio Couto para vice-presidentes.
As eleições decorrem até às 22horas, no Altice Forum Braga.
