SC Braga e Benfica defrontam-se pela primeira vez na final da Taça de Portugal

Tudo somado já estiveram 44 vezes na final, mas sempre em ocasiões diferentes. O Sporting Clube de Braga e o Benfica medem forças este domingo, às 20h30, no Estádio Cidade de Coimbra, na final da 81ª edição da Taça de Portugal.
A formação bracarense aponta à conquista da prova pela terceira vez, depois de o ter feito em 1965/1966 diante do Vitória FC e em 2015/2016, cujo oponente foi o FC Porto. Com sete presenças na partida decisiva, os arsenalistas defrontaram os dragões em mais duas ocasiões e o Sporting em outras tantas.
O Benfica será o quarto adversário na final da Taça da Portugal. O clube da Luz esteve 37 vezes na decisão, vencendo 26, a última em 2015/2016, ante o Vitória SC.
Os encarnados, com 26 títulos, são o emblema com mais Taças de Portugal, seguidos de FC Porto e Sporting, com 17. Por outro lado, se ganharem, os arsenalistas chegam aos três triunfos, descolam-se da Académica, igualam o Belenenses e o Vitória FC e ficam a dois do Boavista, que surge na quarta posição da lista.
SC Braga e Benfica só foram adversários por uma vez num jogo único correspondente a um título. Em 2016, os minhotos saíram derrotados por 3-0 na partida da Supertaça.
