SBG quer aproximar universitários do mercado de trabalho com concurso

O Super Bock Group (SBG) quer aproximar os jovens universitários do mercado de trabalho, através de um concurso que os desafia a procurar e analisar soluções comerciais e de marketing do grupo.
Até 31 de janeiro, estão abertas as inscrições para a segunda edição do Hackathon. A equipa vencedora vai receber dois mil euros, mas, segundo Diana Gonçalves, do departamento de Sistemas d Informação do SBG, esta pode não ser a única vantagem. A responsável acredita que o concurso é “uma maneira de entrar no mercado de trabalho”. “Na primeira edição, uma das participantes da equipa que chegou à final está agora a trabalhar connosco”, exemplificou.
Segundo explica o grupo, a iniciativa agrega informação, tecnologia e negócio no mesmo processo criativo e operacional, prevendo a utilização, análise e exploração de dados, na dinamização dos projetos de 20 equipas em competição.
Estas equipas irão procurar soluções e resultados para desafios ligados aos processos empresariais do SBG e serão constituídas por entusiastas, investigadores e cientistas de data-science, oriundos das comunidades académicas, incubadoras e aceleradoras, que terão acesso a informação de gestão e processos do SBG. Os dados serão posteriormente configurados na plataforma cloud da GOOGLE Cloud, permitindo dessa forma a extracção de padrões e insights, relevantes para os processos e negócio do SBG.
Este ano, revelou Diana Gonçalves, “um dos desafios está ligado á área comercial e marketing”. Os participantes vão ser desafiados “descobrir padrões nos dados (volumes, vendas, embalagens, distribuição, timing de entrada, quotas, comunicação, etc) e perceber que variáveis influenciam nos lançamentos dos produtos que são lançados num curto período de tempo e depois são retirados”, ou seja, “o que influencia o sucesso ou insucesso desse lançamento”.
Partindo de uma rota de distribuição pré-definida (morada, janelas de disponibilidade para receção de produtos, geolocalização) e históricos de entrega de produtos aos Clientes que a compõe, com o outro desafio pretende-se inferir qual a sequência e horário previsto de entrega para cada um dos participantes.
O Hackathon é dirigido a “jovens que estejam a terminar o curso”, porque a participação “requer algum conhecimento na área de analítica”, mas também a quem “procura o primeiro contacto com as empresas e desafios que efetivamente necessitam de uma resposta”.
As inscrições para o Hackathon 2023 estão abertas até 31 de janeiro. O prémio para as equipas vencedoras são de 2 mil euros e de 500 euros para os segundos classificados de cada desafio. A final do evento acontece a 17 de fevereiro, no Porto, e pode ser acompanha em live streaming aqui.
Mais informações aqui.
