Saúde. Governo prepara-se para investir 5 ME na construção e requalificação de edifícios em Braga

O Governo prepara-se para investir cinco milhões de euros na construção e requalificação de edifícios ligados à saúde, em Braga. A informação foi avançada à RUM, por fonte do ministério tutelado por Manuel Pizarro.

A Câmara Municipal de Braga prevê que os investimentos necessários para a reabilitação de edifícios e equipamentos ligados à saúde, no concelho, ultrapasse 1,5 milhões de euros.

Segundo apurou a Universitária, antes da aceitação da delegação de competências na área da saúde, o Município constituiu uma equipa multidisciplinar, que visitou todas as unidades de saúde que integram o ACeS Braga e o CRI (Centros de Respostas Integradas) Braga.

Na sequência dessas visitas foram identificados “edifícios num elevado estado de degradação, fornecendo o exemplo do edifício que acolhe a Equipa Técnica de Braga, mas também com patologias crónicas, como infiltrações, humidades e deficiências de construção”. Além disso, há “equipamentos inoperacionais ou com patologias diversas, sobretudo no âmbito do aquecimento, ventilação e ar condicionado, unidades de tratamento de ar e sistemas de alarme de incêndio / intrusão”.

A equipa detetou ainda que “os edifícios não cumprem o enquadramento legal ao nível de acessibilidades para utentes com mobilidade reduzida e as viaturas têm uma média de idades já elevada, necessitando de elevado investimento ao nível da sua manutenção”.

Recorde-se que, recentemente, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, disse esperar que, apesar da transferência de competências para os municípios, na área da saúde, o Governo não se desresponsabilize do investimento necessário nas infraestruturas.

Contactado pela RUM, o ministério da Saúde garante “estar a par das questões enunciadas, razão pela qual, para o segundo aviso do Plano de Recuperação e Resiliência estão mapeados investimentos que totalizam 5 milhões de euros destinados à construção de um novo edifício e obras de requalificação”. 

O novo edifício apontado pelo Governo deverá ser construído em Gualtar, junto à Unidade de Saúde Pública. Segundo apurou a RUM, o objetivo é centralizar serviços, que, neste momento, estão em edifícios arrendados.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv