SASUM são pioneiros em Portugal na área da Gestão Ambiental

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) são pioneiros em Portugal, uma vez que foram os primeiros a receber a certificação pelo Sistema de Gestão Ambiental. Esta distinção é o resultado de uma estratégia de actuação holística e transversal, que teve início em 2018, e que tem como objectivo central a redução da pegada ambiental, a promoção de um crescimento sustentável de toda a região e o reforço da qualidade de vida e o bem-estar de toda a comunidade.


Diogo Arezes, do Gabinete de Sustentabilidade nos SASUM, afirma que esta distinção é o resultado de um vasto trabalho que tem como missão melhorar a “performance ambiental” na academia minhota. Para o futuro já estão planeados novos projectos. Segundo o responsável, até ao final de 2020, está prevista a instalação de “painéis solares para produção de energia eléctrica nas residências universitárias de Azurém, em Guimarães”. No entanto, as iniciativas não ficam por aqui, os SASUM querem implementar medidas para melhorar a eficiência energética e encontrar soluções para que menos alunos escolham a viatura própria para fazer o trajecto entre casa e a UMinho.  

Outra das grandes metas dos SASUM passa por encontrar uma solução que permita “desmaterializar o processo de senhas, ou seja, tentar tornar nulo o desperdício de papel”. 

O responsável sublinha que, cada vez mais, os estudantes têm vindo a participar nas actividades dinamizadas pelo SASUM. De acordo com Diogo Arezes tem existido sobretudo “uma mudança de comportamento ao nível da separação de resíduos”. “Os alunos mostram-se mais activos e acabam por sensibilizar outras pessoas. Tudo em prol do ambiente”, refere.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv