Mérito desportivo leva SASUM a premiar quase cem estudantes

A 10ª edição dos Prémios de Mérito Desportivo da Universidade do Minho vai significar um investimento na ordem dos 19 mil euros por parte dos Serviços de Acção Social da academia minhota (SASUM), isto porque serão galardoados mais estudantes que o habitual, na cerimónia que irá destacar os feitos da temporada de 2018/2019.
Os dados não estão fechados, mas segundo o Director do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, Carlos Videira, serão cerca de 100 os atletas que conseguiram conjugar a excelência desportiva com o sucesso académico. Um número que contrasta com a edição anterior em que foram seleccionados 63 estudantes/atletas.
Para esta edição a organização preparou uma tertúlia com atletas olímpicos que tenham, inclusive, passado pelas competições universitárias. No evento vão marcar presença atletas como Rui Bragança, Susana Feitor e Filipa Martins. A ideia, segundo o responsável, passa por “inspirar os nossos atletas que ainda alimentam o sonho de chegar aos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio”.
Recorde-se que os 100 atletas/estudantes que serão distinguidos pela academia minhota foram seleccionados devido aos seus bons resultados nos Campeonatos europeus universitários, nas Universíadas ou nos campeonatos nacionais universitários. Isto quer ao nível das modalidades individuais como colectivas. De realçar que a UMinho conquistou “100 medalhas individuais”, ao longo de 2018/2019.
