Sapadores de Braga apostam em adjunto técnico de comando oriundo da corporação

Pela primeira vez, há um adjunto técnico de comando nos Bombeiros Sapadores de Braga proveniente da companhia. A tomada de posse aconteceu, esta terça-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Na corporação desde 2001, Carlos Silva promete cumprir a missão com “total dedicação, rigor e lealdade”, tendo como objetivo “apoiar o comandante na implementação de um modelo de gestão cada vez mais eficiente”. Os Bombeiros Sapadores de Braga estavam sem adjunto técnico há cerca de um ano, desde que Nuno Machado assumiu as funções de coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Celorico de Basto.
O comandante, Nuno Osório, explica que Carlos Silva foi escolhido “de forma unânime”, entre os 12 candidatos. O líder da companhia classifica-o como “um profundo conhecedor técnico e operacional”, ciente das “necessidades e competências” da corporação.
Em breve, os Sapadores de Braga vão contar com mais 25 elementos, passando a totalizar 121. De acordo com o vereador da Proteção Civil e Bombeiros Municipal, foram entregues 104 candidaturas, que estão agora “em fase de análise”.
“O nosso compromisso é termos os novos operacionais aptos a exercerem as suas funções, no máximo, até ao final do próximo ano. Agora temos este processo e depois segue-se um longo período de formação para os que forem selecionados”, complementa.
Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Braga destaca “os investimentos avultadíssimos em meios humanos e materiais ao longo dos últimos anos”. Numa análise mais ampla, Ricardo Rio frisa que a autarquia tem “investido no proteção civil como nunca tinha feito no passado”.
