Pastores terão novo carro no regresso do São João de Braga às ruas

Depois de uma edição dentro de portas, o São João de Braga regressa às ruas num registo “renovado”. 

A apresentação do programa decorreu esta sexta-feira, na Capela de São João da Ponte. 

O programa, com cerca de 164 iniciativas e 270 horas de programação, vai custar cerca de 400 mil euros, contando com uma comparticipação de 50 mil euros da autarquia. 

Nesta edição, o São João de Braga conta com dez dias de festa, sete cortejos, sete exposições e quatro concursos. Uma das novidades é a reinterpretação do Cancioneiro Sanjoanino Bracarense, ‘São João Hoje’, um trabalho desenvolvido ao longo destes dois últimos anos e que pretende revisitar o cancioneiro sanjoanino bracarense, adaptando-o às sonoridades do século XXI. Será apresentado a 15 de junho, às 21h30, na Praça da República. 


Este ano, as atenções estarão viradas para o Carro dos Pastores, que será substituído por uma viatura nova, “com mais condições de segurança”, anunciou o presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Firmino Marques. Esta é uma tradição que data de 1150. 


Todos ao Bombo é a iniciativa que vai animar a cidade no dia 18 de junho, Cortejo Etnográfico sai à rua a 19, dia em que também decorre o Encontro de Cabeçudos e Gigantones, e a Gala Sanjoanina vai decorrer a 21 de junho.

No dia 24 de junho, dia de São João, o destaque vai para a majestosa procissão. 

O Largo São João do Souto vai receber novamente a inauguração da Praça do Artesão, “que traz para o centro da festa o artesanato local”. Firmino Marques sublinhou a intenção de distinguir os artistas bracarenses. As festas continuam a preservar as tradições seculares, com o Carro das Ervas, o renovado Carro dos Pastores e o Carro do Rei David. 

No dia 16 de junho, às 21h30, os Farra Minhota vão animar o Parque da Ponte. No dia 17, às 22h00, é a vez de Emanuel dar espetáculo, no São João da Ponte. Os Santamaria regressam ao São João no dia 23 de junho, às 1h30, no palco instalado na Avenida Central. Por fim, José Cid atua na Avenida Central no dia 24 de junho, às 22h00. Os grupos locais como Pedro Melo e Canto D’Aqui também compõem a programação.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, espera um São João muito participado com uma programação que considera “intensa e diversificada”. Não querendo estimar um número de visitantes, o edil acredita que um novo recorde possa ser atingido. “Só na noite de São João temos seguramente 300 mil pessoas a passar pela cidade de Braga”, referiu o edil. “Há depois todo um conjunto de realizações que vão justificar a afluência de muitos visitantes, uns de forma mais transitória e outros vindos expressamente para participar nas celebrações”, acrescentou. Esta afluência terá também impacto nos operadores econónicos da cidade, mas o autarca prefere não apontar números, embora a expectativa esteja em alta. O autarca não tem dúvidas de que “o São João de Braga é o melhor do país”. 

O cónego Roberto Mariz destacou “a dimensão religiosa da festa”, que em outros pontos do país se perdeu, mas que, em Braga, se mantém viva.  Já Inácio Ribeiro, da Turismo Porto e Norte de Portugal evidenciou a importância da cidade para a região. “Braga continua a brilhar para o turismo”, referiu. 

Este ano, o São João de Braga tem um plano de promoçao da sustentabilidade associado às festividades, havendo um copo reutilizável disponível para os foliões.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv