“São cada vez mais os empresários estrangeiros que querem instalar atividade em Braga”

Ricardo Rio diz que são cada vez mais os pedidos de empresários estrangeiros que vivem em Braga e que pretendem instalar a sua atividade no concelho. O presidente da Câmara esteve, esta sexta-feira, na Associação Empresarial de Braga, onde decorreu o encontro do Braga Networking Group, um grupo de empresários nacionais e internacionais que surgiu na cidade, em dezembro de 2022.
“São cada vez mais os pedidos de apoio de promotores estrangeiros residentes na cidade, não só aquele que vem instalar uma unidade de maior dimensão, mas também empresários que estão aqui a viver e querem desenvolver a sua atividade desde Braga”, começou por adiantar à RUM.
Rio fala de uma “imigração positiva, que o município tem tentado valorizar, com empresários qualificados e pessoas com espírito empreendedor, de diversas geografias, que tem encontrado em Braga a qualidade de vida e as condições para desenvolver os seus projetos”.
Para o autarca, os empresários estrangeiros são já “embaixadores da cidade”, na medida em que “podem ser importantes aliados do ponto de vista do posicionamento internacional da cidade, da sua visibilidade e atratividade turística”. “Queremos que se integrem o mais possível na vida da cidade e que desenvolvam projetos em parceria com empresários locais”, finalizou.
Braga Networking Group já conta com 400 membros
O Braga Networking Group foi impulsionado, há cerca de um ano, por Jen Mills, designer gráfica norte-americana que reside em Prado, há cerca de quatro.
O grupo é composto por empresários, empreendedores, startups nacionais e internacionais, que partilham experiências e se entreajudam. Uma necessidade identificada por Jen, que na primeira reunião do grupo juntou 10 pessoas. Atualmente, a rede é composta por mais de 400, oriundos de 25 países.
A Jen Mills, entretanto, juntou-se, na coordenação do grupo, Sílvia Correia, bracarense e empreendedora social, e Amir Ghannad, um iraniano que também tem nacionalidade americana, coach em liderança, e que reside na zona de Braga.
“O objetivo das sessões que promovemos todos os meses é potenciar a economia local”, apontou Sílvia Correia.
De acordo com a coordenadora, “há vários exemplos de empresários bem-sucedidos, com aumentos interessantes de faturação”.
Um dos exemplos de sucesso é o caso de uma cidadã espanhola, que chegou a Braga há dois meses e tinha já em três cidades espanholas uma empresa ligada ao conceito de ‘Escape Room’. “Ela veio para Braga, porque queria estabelecer o mesmo conceito nesta cidade, mas não sabia como fazer e demos-lhe ali rapidamente contactos de várias empresas, e o projeto já está na fase final de negociação de parceria com uma empresa de Braga”, referiu a coordenadora.
O Braga Networking Group lança hoje o website oficial.
Jen Mills escolheu Braga para viver por “ser uma cidade grande, mas ao mesmo tempo pequeno”, um local “orientado para a família” e, simultaneamente, “com uma comunidade tecnológica forte, uma atmosfera vibrante e a proximidade à Universidade”.
Amir viveu 45 anos nos EUA e 11 meses no Algarve. “Quando começamos a procurar uma casa, olhávamos por todo o país e quando chegamos a Braga, em cinco minutos, sabíamos que era ‘casa’”, disse o iraniano que vive há quatros anos na cidade dos arcebispos. Depois, Amir juntou-se a este grupo e reconhece que “Braga é um lugar fabuloso para os negócios crescerem”.
