Distribuição de testes será feita de acordo com as necessidades por região

O Secretário de Estado da Saúde anunciou esta terça-feira que Portugal passa, a partir de hoje, a estar capacitado para a realização de sete mil testes por dia. Um aumento face aos dias anteriores e, segundo António Sales, a capacidade voltará a aumentar ainda esta semana.

Por todo o país são cada vez mais os casos suspeitos a aguardar pelo agendamento de testes. Braga é uma das cidades onde os casos menos graves aguardam há vários dias pelo agendamento. Enquanto isso, permanecem em casa, isolados, seguindo todas as recomendações da Direcção Geral de Saúde.

Na manhã desta terça-feira, o secretário de estado da saúde anunciou que são agora cerca de 7 mil os testes a realizar por dia no nosso país e que aguarda a chegada de 471 mil zaragatoas, foram entretanto congelados 200 mil kits e recebeu 166 mil testes. “A distribuição será feita de acordo com as necessidades por região, de acordo com o secretário de estado da saúde”.

Mais 1035 pessoas infectadas em 24 horas no nosso país. Entretanto registaram-me mais vinte mortes por covid-19 em Portugal. 160 pessoas morreram. 7443 pessoas infectadas. 4610 aguardam resultado da análise.

O número de casos recuperados continua a ser de 43. O Secretário de Estado de Saúde destacou esta manhã o número de casos recuperados. Reconheceu que tem sido o número com menos alterações. O responsável explicou que a recuperação é lenta, e ainda que fiquem assintomáticos mais cedo, demoram mais a realizar os dois testes que têm de dar negativo.

O secretário de estado quis também realçar os dados positivos, entre eles, uma senhora de 93 anos da grande Lisboa, que “chegou ao Hospital com covid-19 e depois de onze dias, recuperou e voltou a casa”.

Já estão no terreno várias respostas para as populações sem-abrigo, reclusos, doentes crónicas e vítimas de violência doméstica.

Sobre os estabelecimentos prisionais, há a registar um caso positivo de uma reclusa e de dois funcionários.

Quanto aos lares, precisam de melhorar e aplicar os seus planos de contingência, avisou.

Sobre os equipamentos de protecção individual, chega ao Porto um avião com 3.5 milhões de máscaras cirúrgicas e milhares de outros equipamentos necessários. O secretário de estado, insistiu que “os profissionais de saúde são a jóia da coroa do SNS”. “Há muitas linhas da frente, como é o caso das farmácias”, disse também António Sales. Assinalou ainda os enfermeiros, “importante classe e cujo trabalho é determinante”, vincou.

“Continuaremos este trabalho de identificar, isolar, proteger e curar”, sublinhou.

O secretário de estado sublinhou que o Governo “subscreve toda a confiança na Direcção Geral de Saúde”.

A DGS sublinha ainda que é essencial que os casos cheguem através da SNS24.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Alumni pelo Mundo às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv