S. Lázaro e S. João do Souto ajuda idosos e famílias em coordenação com a CMB

A União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto não foge à regra das freguesias da cidade nesta altura. Os pedidos de ajuda aumentam e as preocupações também. Boa parte das respostas é feita em articulação com os mecanismos desenvolvidos pelo município de Braga para responder e travar esta pandemia.
Idosos que precisam de bens alimentares, outros que já recebiam ajudas através de refeições confeccionadas, são sobretudo estes os exemplos de preocupação e que necessitam de uma resposta mais imediata neste território. Aqui, as entregas são feitas pelos serviços da autarquia ou pelas instituições com as quais a união de freguesias já trabalhava anteriormente.
João Pires, presidente daquela união de freguesias confessa “preocupação” com vários casos, sobretudo os relatos de quem reconhece já ter “dificuldade em conseguir bens alimentares”. Há idosos e pessoas isoladas a pedir apoio. A União de Freguesias “está associada à Linha de Apoio 60+, da CMB” e “muitos desses pedidos são para lá encaminhados”. Outros, não são pedidos de bens alimentares, mas sim de refeições já confeccionadas. Graças às parcerias com instituições, a União de Freguesias “vai procurando responder”.
No centro escolar do Fujacal são distribuídas as refeições para famílias que já estavam identificadas anteriormente. “Vamos ajudando na medida do possível”, confessa o autarca.
À União de Freguesias de S. Lázaro e S. João de Souto chegam também “alguns, mas poucos pedidos de profissionais do Hospital de Braga com filhos sozinhos em casa”. A esses alunos, filhos de funcionários do Hospital de Braga, é também entregue, “directamente nas residências”, a respectiva refeição.
Na União de Freguesias não existe um grupo de voluntários específico. Nos casos necessários, a união de freguesias recorre à bolsa de voluntários da própria Câmara Municipal de Braga.
