RUM junta-se à UPA esta sexta-feira com emissão especial entre as 11h00 e as 16h00

Abrem-se, hoje, as portas para mais uma edição da UPA – Universidade de Portas Abertas. Até sábado, a UMinho dá a conhecer a potenciais futuros alunos a oferta formativa, cultural e desportiva. Depois de dois anos de paragem, devido às questões pandémicas, a iniciativa regressa ao formato presencial, nomeadamente ao campus de Azurém, em Guimarães. 

Alunos do ensino secundário, professores e encarregados de educação, poderão, durante os três dias do evento, contactar com a comunidade académica. 

A UPA começa esta quinta-feira, mas o dia grande está reservado para amanhã, dia 8 de abril. A visita inaugural, agendada para as 11h00, contará com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, elementos da equipa reitoral, presidentes das Escolas e Institutos da UMinho e ainda presidentes e representantes dos municípios de Braga e Guimarães. À mesma hora, a RUM dá início a uma maratona de rádio fora dos estúdios. A equipa da Universitária fez as malas e viaja até Guimrães para, a partir da UPA, promover uma emissão especial. Entre as 11h00 e as 16h00 teremos vários convidados no estúdio improvisado, muita música e animação. 

A UPA irá congregar várias atividades das diferentes Unidades Orgânicas da UMinho e pretende dar a conhecer tudo aquilo que envolve a dinâmica da instituição. Ao longo dos três dias os visitantes vão poder interagir com docentes, técnicos, alumni e estudantes das 59 licenciaturas e mestrados integrados da UMinho. Estão planeadas dezenas de iniciativas que proporcionarão três dias intensos com diversas oficinas, percursos pelo campus universitário, laboratórios experimentais e ainda uma feira educativa aberta a todos os que nela queiram participar.

“(Des)construir a Enfermagem”, “Espaço 2031”, “A Geologia nos média: verdade ou mito?”, “O Marketing de Serviços”, “À descoberta dos Estudos da Criança”, “Desenho da figura humana”, “Workshop de alemão”, “Em tempo de guerra, não se aplicam normas?” e “Peddy-paper: caminhos das Ciências Sociais”, são algumas das cerca de 40 iniciativas previstas pelas Escolas e Institutos da UMinho ao longo dos três dias da UPA. 

Para além das atividades integradas no programa da UPA, existem eventos paralelos que vão permitir uma maior dinâmica ao campus de Azurém neste dia. Mesmo à saída da estrutura onde decorrerá a feira educativa os participantes da UPA vão poder participar nas demonstrações dos carros de teste da Bosch com tecnologias desenvolvidas em Braga para a mobilidade conectada e autónoma. Os sensores de perceção LiDAR e os sistemas de comunicação entre veículos e a infraestrutura rodoviária serão algumas das tecnologias desenvolvidas no âmbito da parceria UMinho/Bosch a serem apresentadas na atividade promovida pela empresa.

Paralelamente, no Pavilhão Desportivo de Azurém, estará a decorrer a 14ª edição da RoboParty, um evento de três dias “non-stop” que já reconhecido como o sendo o maior na área da robótica educacional em todo o Mundo. 

A RoboParty, de regresso ao modelo presencial após dois anos de paragem, irá juntar mais de 500 jovens a construir robôs num modelo em que são congregadas iniciativas lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ, de tunas da UMinho, torneios de xadrez, ténis de mesa, lançamentos de basquetebol, entre outras.

A UPA estará com as suas portas abertas no dia 7 de abril das 14h00 às 17h30, no dia 8 de abril das 9h30 às 17h30 e no dia 9 de abril das 10h00 às 13h00.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Ficha Tripla
NO AR Ficha Tripla A seguir: Blast! às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv