Rui Rocha confirma: vai ser vereador da oposição depois de “afirmação da IL em Braga”

“É um bom resultado, não sendo aquele que desejávamos, a vitória”. São as primeiras palavras públicas do candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Braga, Rui Rocha, que este domingo foi eleito vereador, mas que terminou com um resultado muito longínquo do que era o objetivo quando entrou na corrida autárquica.
A candidatura dos liberais recebeu o voto de 13.287 eleitores num universo de 107.679 votantes neste ato eleitoral. Com a oficialização de todos os resultados, Rui Rocha falou à RUM ao início da tarde desta segunda-feira, reafirmando o compromisso que assumiu com o eleitorado se fosse eleito vereador da oposição: vai assumir essa responsabilidade, acumulando-a com as funções de deputado na Assembleia da República pela IL.
“Seremos oposição”. Rui Rocha não abandona Braga, mas avisa João Rodrigues de que a sua coligação recebeu um cartão laranja dos bracarenses
“É, é esse o cenário em que nos movemos, nós apresentamos-nos aos eleitores em Braga com um projeto de mudança. Ele foi reforçado no sentido em que, de facto, a Iniciativa Liberal cresceu e vamos ser coerentes com aquilo que afirmamos e, portanto, seremos oposição porque queríamos mudança e representamos Bracarenses que queriam mudança, é isso que defenderemos com a força que os eleitores nos deram”, respondeu.
Rui Rocha, que confirmou à RUM não ter falado com o vencedor, João Rodrigues, interpreta o resultado global dos resultados como “um aviso sério dos bracarenses” para a coligação Juntos por Braga. “Eu diria que temos mesmo um cartão laranja, não é, portanto, esse aviso tem que ser interpretado por este novo e futuro executivo com esse espírito de mudança que os Bracarenses quiseram testemunhar e, portanto, essa acentuação tem de ser feita. Cabe agora a quem venceu a Câmara ter essa capacidade de diálogo, de abertura, de flexibilidade no sentido de promover as alterações que manifestamente os Bracarenses estão à espera que aconteçam”, analisa também.
Na Assembleia Municipal de Braga e nas Assembleias de Freguesia, a Iniciativa Liberal reforça a sua votação. Não conquista qualquer junta de freguesia, mas sobe de um para quatro o número de deputados municipais.
Na constituição e funcionamento da Assembleia Municipal de Braga também se colocam várias interrogações. Quanto à postura dos eleitos para a assembleia e do eleito para o executivo
“Nós fomos claros naquilo que apresentámos aos Bracarenses, caminhos claros, uma visão de cidade. Todas as discussões que forem no sentido daquele que é o nosso compromisso com os Bracarenses nós estaremos disponíveis para apoiar, portanto não vamos fazer uma oposição de terra queimada. Obviamente vamos ser construtivos, mas vamos ser também muito exigentes e vamos ser coerentes com o programa eleitoral que apresentamos”, concluiu.
Questionado novamente sobre se os resultados obtidos em Braga, longe das expetativas apresentadas, mas ainda assim de reforço da representatividade, seriam razão para uma avaliação interna das condições ou não para assumir as funções de vereador da oposição, a resposta de Rui Rocha é taxativa:
“Não, não é essa a minha intenção, fui também claro com os Bracarenses, disse que assumiria o resultado que tivesse, que assumiria uma vereação da oposição no caso de não vencermos e, portanto, não há nenhum sinal, nenhuma intenção de que seja de forma diferente. Estarei aos serviços dos Bracarenses com a força eleitoral que nos foi dada”, remata.
