Rui Rocha revela nome do candidato em quem vai votar depois da IL se pronunciar

Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal (IL) eleito por Braga e vereador da IL no executivo municipal só vai anunciar o sentido de voto na segunda volta das eleições presidenciais após o partido se pronunciar oficialmente.
Em declarações à RUM reafirma que a sua decisão está tomada, mas pelo facto de ter sido presidente da Iniciativa Liberal considera que deve aguardar pelo anúncio oficial do partido.
Numa análise ao terceiro lugar de Cotrim de Figueiredo no concelho de Braga, com mais de 20.600 votos, Rui Rocha assume que se tratou de “um excelente resultado, na sequência de excelentes resultados que a Iniciativa Liberal tem tido em Braga, ficando bem acima, muitas vezes, ou na parte de cima dos resultados que tem conseguido no país”.
Agradecendo aos bracarenses “pela confiança que sucessivamente têm transmitido à Iniciativa Liberal”, o antigo líder da IL afirma que a campanha do candidato apoiado pelos liberais foi “fantástica, com esperança, com visão de futuro, passando de forma muito relevante a mensagem de que podemos ter um país melhor e que esse país melhor podia ser também construído com base numa presidência da República exigente, reformista, mas também com confiança nos portugueses”.
O deputado liberal antecipa também uma “grande mudança no panorama político português” com o resultado do candidato apoiado pelo PSD, Marques Mendes e aponta como “os grandes derrotados desta eleição Luís Montenegro, Luís Marques Mendes e Hugo Soares”.
“É de facto uma derrota muito, muito significativa de Hugo Soares e de Luís Montenegro porque não há nenhum candidato que alguma vez tenha sido apoiado pelo Partido Social-Democrata tenha tido resultados tão baixos e isso significa que os tempos de tolerância ou de benefício da dúvida que os portugueses dão a Luís Montenegro, ao PSD, a Hugo Soares, estão a terminar”.
Aos microfones da RUM reafirmou que a sua decisão para a segunda volta está tomada, mas não será revelada até que o partido se pronuncie. “Eu tenho a decisão já tomada, mas não vou torná-la pública enquanto o partido não se pronunciar oficialmente. Eu sou neste momento um militante de base, mas de qualquer maneira com as responsabilidades que tive na liderança do partido parece-me que não faz sentido estar a anunciar um sentido de voto sem o partido se pronunciar”, argumenta.
Cotrim de Figueiredo ficou em terceiro lugar em Braga, muito perto do resultado de André Ventura e acima de Marques Mendes.

