Rotatividade do estacionamento em Braga já é visível

A passagem da fiscalização do estacionamento à superfície para a empresa Transportes Urbanos de Braga a 2 de Dezembro tem permitido a rotação do estacionamento na cidade, objectivo central do município. Ainda sem dados sobre a actividade de fiscalização neste primeiro mês, o administrador da empresa municipal, Teotónio Santos, explica que a actividade “está a correr bem, com lugares disponíveis em várias ruas, ruas com menos trânsito, o que significa que a rotação está a acontecer, o que era um dos principais objectivos”. Do contacto com os comerciantes e pessoas com avenças, no geral as pessoas estão satisfeitas “porque já conseguem encontrar lugares disponíveis”, esclarece ainda aquele responsável.
As aplicações iParque e Via Verde estão também em pleno funcionamento, à semelhança do que acontece com os equipamentos de cobrança instalados nas ruas. “Estamos a fazer um investimento grande ao nível da recuperação dos equipamentos. No final do ano de 2019, no dia 30 de Dezembro, todos os equipamentos estavam a funcionar, não havia nenhum avariado”, explicou.
O administrador da empresa municipal não avançou qualquer dado relativamente à receita da Estacionamentos Urbanos de Braga ao longo deste primeiro mês de actividade. Os dados estão nesta altura a ser recolhidos e serão apresentados em conjunto com a actividade dos Transportes Urbanos de Braga ao longo de 2019.
Contactado também pela RUM, o director-geral da Associação Comercial de Braga reconheceu que o feedback dos comerciantes tem sido, regra geral, “positivo”, com destaque para a redução do preço do tarifário em vinte cêntimos por hora.
