‘Outubro Rosa’ volta a colorir Braga com corrida solidária e exposição internacional

De 18 a 25 de outubro, a cidade de Braga será novamente a capital do ‘Outubro Rosa’ em Portugal, com várias iniciativas dedicadas à prevenção do cancro da mama e à importância do diagnóstico precoce.

O grande destaque volta a ser a ‘Race for The Cure Portugal’, marcada para domingo, dia 19. Este ano, a organização quer levar três mil pessoas a caminhar ou correr naquela que é a “maior ação de angariação de fundos” de toda a semana. Paulo Morais, presidente da Associação Rosa Vida, que dinamiza a iniciativa em parceria com a delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), lembra que a corrida acontece em simultâneo com mais 22 cidades europeias e pretende “reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio a quem vive com cancro”. 


A inscrição tem o custo de 10 euros e, segundo a organização, “reverte na totalidade para o apoio aos doentes oncológicos”. Esse valor destina-se a projetos de exercício físico para doentes oncológicos, como as aulas de terapia gratuitas da LPCC, o programa Onco Life e ainda o Breast Cancer Education for Educators, que forma professores em temas ligados ao cancro para apoiar alunos com pais diagnosticados com a doença.

Exposição internacional chega a Braga pela primeira vez

Este ano, a novidade é a chegada da fotógrafa neerlandesa Caroline Sikkenk, que traz a Braga a exposição internacional ‘Bold’, dedicada a pessoas que enfrentaram a queda de cabelo durante os tratamentos oncológicos.

A mostra, que já passou pelos ecrãs da Times Square e do Piccadilly Circus, vai estar patente no Braga Parque durante todo o mês de outubro. Pela primeira vez em Portugal, a fotógrafa vai também realizar uma sessão fotográfica com sobreviventes portugueses, para integrar a edição mundial de 2026.

Programa solidário e cultural


Além da corrida e da exposição, o programa do Outubro Rosa em Braga inclui ainda:

• O ‘III Congresso Transdisciplinar de Oncologia’, no dia 18;

• Um jantar beneficente na Colunata de Eventos do Bom Jesus de Braga;

• Um concerto solidário com o maestro Nuno Côrte-Real, o solista Filipe Quaresma e a Orquestra Sinfónica da Escola de Música Calouste Gulbenkian, marcado para o último dia, na Igreja de São Paulo.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv