RIR pretende levar berçários e creches para dentro da UMinho

O RIR – Reagir, Incluir e Reciclar considera que a Universidade do Minho pode ser importante para resolver a falta de vagas em berçários e creches no concelho de Braga. No entender de Fernando Lemos, que integra o Centro de Investigação em Estudos da Criança, há capacidade naquele local para acolher bebés e crianças.
Em entrevista à RUM, o cabeça de lista pelo distrito refere que se devem “aproveitar os terrenos públicos que já existem”, incluindo os da academia minhota. “Pode-se fazer ali dentro satélites de berçários e creches, aproveitando inclusivamente os futuros profissionais [estudantes de Educação Básica]. Mão de obra qualificada ali não há de faltar”, expõe a ideia.
No seio do Instituto de Educação, Fernando Lemos garante que os alunos estão “capacitados para uma série de situações” relacionadas com esta área e que haveria “uma supervisão” por parte dos docentes.
Além disso, dada a proximidade com o Hospital de Braga e a ligação que existe com a Universidade do Minho, argumenta, “qualquer situação do foro da pediatria seria fácil de resolver”.
