Ricardo Rio vê qualidades dentro e fora do executivo para a sua sucessão

Ricardo Rio garante que vai participar no processo de escolha do próximo candidato da coligação Juntos por Braga à Câmara Municipal de Braga. O social democrata disse também, em entrevista à RUM, que o Iniciativa Liberal deve voltar a entrar na equação da coligação de direita no próximo mandato.


Depois da reeleição por maioria absoluta no passado dia 26 de setembro, o social democrata quer ver a coligação “a governar o município de Braga por mais um ciclo de doze anos”, promete fazer o que estiver ao seu alcance “para que o próximo candidato ou candidata sejam eleitos com uma maioria confortável” e garante que vai “participar nessa escolha junto com os órgãos do partido”.

Ricardo Rio afasta também a imposição de um candidato fora do eleitorado de Braga. (…) “Nunca permitindo aquilo que se vai vendo à volta, que paraquedistas impostos por estruturas nacionais ou situações que não legitimem a vontade dos cidadãos e dos eleitores de Braga seja uma realidade também do nosso lado”, avisou.

Começam a surgir os primeiros nomes nos corredores da política em Braga tendo em vista a sucessão à direita, entre eles João Rodrigues (vereador coligação Juntos por Braga), Olga Pereira (vereadora coligação Juntos por Braga) e Rui Morais (administrador da Agere). O autarca social democrata diz apenas que reconhece qualidade para assumir estas funções a diferentes membros, dentro e fora do seu executivo. 

“Há várias pessoas que têm mostrado uma excelente competência, uma grande dedicação à causa pública, são exemplos de boa governação pública, dentro e fora do executivo municipal, e são personalidades que poderão estar nesse leque de escolhas”, adiantou. 

Apesar disso, Ricardo Rio sublinha que não deixará de ser presidente de câmara para auxiliar o processo de sucessão daí que considere que “a visibilidade e o mérito dos candidatos também dependerá dos seus atributos próprios e do trabalho que forem fazendo, das intervenções que venham a ter no contexto local”.

No domingo passado a coligação Juntos por Braga venceu por maioria absoluta as eleições autárquicas. Pelo terceiro mandato executivo à frente dos destinos da câmara de Braga, Ricardo Rio sairá obrigatoriamente em 2025 por força da lei de limitação de mandatos.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv