Ricardo Rio cria Prémio Moura Machado para reforçar ligação Universidade–Braga

O ex-presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, vai financiar o Prémio Moura Machado, que irá compensar o projeto de colaboração estreita entre a Universidade e a cidade de Braga, que contribua para o desenvolvimento económico, social, cultural ou de outra natureza. “Para que possa existir uma universidade sem muros e cada vez mais próximos da cidade decidi instituir, a nível pessoal, o Prémio Moura Machado, com regulamento e júri a anunciar brevemente, com um valor anual de 1.500 euros, até, pelo menos, 2029”, anunciou Ricardo Rio, na cerimónia da entrega da Medalha de Honra da UMinho.

Aos jornalistas, o ex-autarca bracarense revelou tratar-se de “um pequeno gesto simbólico”, que funcione como “instrumento de fomento da continuidade da cooperação”, através de “projetos que possam fortalecer esta relação” entre território e academia. “É um desafio, desde logo, para os professores, para os alunos, para os investigadores da academia, para poderem assumir esse mesmo espírito pioneiro e empreendedor de contribuírem para o fortalecimento desta relação”, justificou.

Moura Machado é o nome do avô de Ricardo Rio, tendo sido a sua inspiração “para o trabalho autárquico”. “Acho que o meu avô acaba por representar bem aquilo que é esse sentido de serviço à comunidade”, finalizou.

O prémio será atribuído a partir do próximo ano. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv