Ricardo Rio adianta que urgência de obstetrícia pode voltar a fechar

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admite ter sido informado da possibilidade da urgência de obstetrícia voltar a encerrar, entre quarta e sexta-feira.
Apesar do Hospital local ter assegurado hoje que está a “enveredar todos os esforços” para preencher as escalas do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, não confirmando um novo encerramento temporário desta unidade, entre quarta e sexta-feira, Ricardo Rio disse aos jornalistas que “tinha a indicação” de que este serviço de urgência iria voltar a encerrar temporariamente.
“Confirmaram-me essa indicação, embora tenha recebido a indicação da senhora ministra de que ia ter algumas reuniões no início da semana, que pudesse chegar a entendimento e que pudesse acorrer estas situações”, revelou o autarca.
Ricardo Rio acredita que “esta situação a curto prazo pode alastrar a outras especialidades”. “É uma questão de bom senso e racionalidade. Se uma especialidade começa a ter condições negocionais mais favoráveis por força de uma reivindicação como esta, os outros profissionais podem dizer que se sentem discriminados face a essas condições e a exiguidade de recursos não é apenas na obstetrícia é uma questão que se está a passar em toda a classe médica, que está relacionado com a insuficiência da formação de médicos face às necessidade do país”, afirmou o autarca.
