Ricardo Araújo assume alterações no traçado do BRT de Guimarães por iniciativa própria

A informação foi avançada pelo autarca após uma questão levantada pelo vereador socialista, Ricardo Costa, antes do período do dia, justificando a decisão com a necessidade de encontrar alternativas a uma solução que “não parecia ser a melhor” para social-democrata.
Palavras de Ricardo Araújo e Ricardo Costa.

O projeto do Metrobus teve o traçado original alterado por iniciativa do Presidente da Câmara, Ricardo Araújo, especificamente no atravessamento das Caldas das Taipas. A informação foi avançada pelo autarca após uma questão levantada pelo vereador socialista, Ricardo Costa, antes do período do dia, justificando a decisão com a necessidade de encontrar alternativas a uma solução que “não parecia ser a melhor” para social-democrata.

O líder da oposição questionou a necessidade da apresentação realizada no mês de janeiro com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, quando foi anunciado o arranque dos estudos prévios para a execução do projeto do BRT de Guimarães. O socialista alegou desconhecer as “alterações significativas” introduzidas e criticou a falta de envio da documentação prometida.

Em resposta, Ricardo Araújo esclareceu que o estudo apresentado em janeiro reflete uma fase de maior maturidade e alterações na inclusão da ligação ao Avepark, além de um estudo mais aprofundado “um ponto crítico que é o atravessamento nas Taipas”, referiu.

Ricardo Costa, por sua vez, insistiu que o projeto já tinha sido apresentado publicamente com toda a equipa responsável pelo projeto antes das últimas eleições autárquicas, no Centro Cultural Vila Flor, numa sessão em que o então vereador Ricardo Araújo “teceu rasgados elogios à proposta que foi apresentada. Por isso, disse estranhar o argumento da “novidade”.



Embora tenham existido sessões anteriores, Ricardo Araújo sublinhou que esta foi a primeira vez que o estudo preliminar está concluído em toda a sua extensão e inserção no território. “O que apresentámos agora é o estudo na sua fase de maturidade que não estava há seis meses ou há sete meses atrás”, rematou.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal
00:00 / 00:00
aaum aaumtv