Retrato onírico de refugiados ocupa Theatro Circo até Outubro 

A exposição “Live, Love, Refugee”, do fotógrafo Omar Imam, vai ocupar o salão nobre do Theatro Circo a partir desta sexta-feira, dia 11. A mostra apresenta o retrato de refugiados sírios em campos do Líbano e está inserida no arranque da 30ª edição dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, que vai apresentar 36 exposições distribuídas por Braga, Barcelos, Guimarães, Porto e Vila Nova de Gaia.


Em Braga, um dos espaços associados é o Theatro Circo que tem patente, até ao dia 31 de Outubro, esta exposição que subverte a condição de refugiado, cruzando a criação artística com as vontades de quem se encontra no local. “O Omar Imam, sírio, retrata o quotidiano dos refugiados sírios no Líbano, através das frustrações, sonhos e dores, procurando uma simbiose entre o trabalho dele e uma catarse dos refugiados”, explica à RUM Carlos Fontes, director dos Encontros da Imagem.


No processo de criação, Omar Imam sugeriu aos refugiados a encenação de quadros surreais e, em nove fotografias, é possível observar situações tão diversas como a recriação de um espectáculo circense ou a pose de uma equipa de futebol, formada por mulheres, homens e pessoas com deficiência motora.


“O fotógrafo pede ao refugiados que recriem aquilo que lhes vai na cabeça, os sonhos que têm de um dia deixarem de ser refugiados”, assinala Carlos Fontes, acrescentando que o trabalho de Omar Imam é “curador, faz bem à alma” dos fotografados.

As fotografias de “Love, Live, Refugee“, com a dimensão de 1.4 x 1.4, são todas a preto e branco, com molduras negras, e vão ter o enquadramento dos longos cortinados vermelhos do salão nobre do Theatro Circo. A entrada para a exposição é gratuita.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv