Resultado do Ranking de Shanghai “é a confirmação da qualidade da investigação da UMinho”

Eugénio Campos Ferreira diz que os resultados do Ranking de Shanghai, divulgados esta terça-feira, comprovam a qualidade da investigação da Universidade do Minho. A academia minhota ficou, novamente, entre as 500 melhores universidades do mundo.


Para o vice-reitor para a Investigação e Inovação, esta “é uma notícia boa” para a instituição, uma vez que este é “um dos rankings mais importantes de comparação entre universidades”.

“É um ranking baseado, essencialmente, na qualidade da investigação e, portanto, é a confirmação da qualidade da investigação da UMinho ao longo destes anos”, frisou o responsável.

Para o vice-reitor, este é mais um fator atrativo para novos estudantes, que, no seu entender, “costumam ter atenção ao posicionamento das universidades nos vários rankings” e que “procuram uma Universidade que tenha a qualidade de investigação entre os parâmetros do seu desempenho”.

Eugénio Campos Ferreira não acredita que a UMinho possa atingir melhores resultados neste ranking, como acontece com Porto e Lisboa, que estão entre as 300 melhores universidades do país, devido à sua dimensão. “Quanto maior a universidade, maior o benefício, porque alguns dos parâmetros que entram na avaliação têm a ver com a produção científica que é proporcional à dimensão, portanto, julgo que não há condições para a UMinho para subir no ranking, quando comparada com as universidades de maior dimensão”, explicou.

A Universidade do Minho está entre as 500 melhores universidades do Mundo no Ranking de Shanghai, publicado esta terça-feira. Surge entre a posição 400 e 500, mas continua abaixo das universidades de Porto e Lisboa. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv