Restrição à circulação é “compreensível”. Rio espera que Braga avance na próxima semana

O presidente do Município de Braga diz ser “compreensível” a decisão do Conselho de Ministros, no sentido de restringir a circulação na via pública a partir das 23h00. As normas foram anunciadas, esta quinta-feira, pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Em reação, aos microfones da RUM, Ricardo Rio considera que esta será uma forma de “restringir as oportunidades de contágio”, uma vez que têm existido ajuntamentos em algumas zonas da cidade. Porém, o edil diz ter consciência que a população mais jovem tem reunido, depois do encerramento dos estabelecimentos comerciais, em contexto privado. Ora, na ótica do autarca a medida é um “contributo”, mas “não uma solução inequívoca em termos de resultado”.

Braga faz parte do grupo de 26 concelhos em risco elevado, ou seja, contabiliza uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

O teletrabalho continua a ser obrigatório sempre que as funções assim o permitam. O comércio a retalho funciona até às 21h00 e os restaurantes, cafés e pastelarias devem fechar às 22h30, com limitação de 10 pessoas por grupo em esplanada ou seis no interior. 

Recorde-se que a faixa etária dos 15 aos 29 e dos 30 aos 34 são as que contabilizam mais casos de covid-19.

Braga tem tido, na última semana, segundo o edil, uma “evolução favorável” no que toca à evolução da pandemia. “Nós devemos ter terminado muito pouco acima de 120 casos por 100 mil habitantes”, declara.

À RUM, Ricardo Rio confessa que espera que o concelho possa avançar no processo de desconfinamento já na próxima semana. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv