Requalificação da Júlio Fragata arranca hoje, depois de atraso “voluntário”

Arranca, esta segunda-feira, 28 de junho, a requalificação da Avenida Padre Júlio Fragata, em S. Victor. Trata-se de uma das principais vias da cidade, cuja intervenção esteve prevista para setembro do ano passado. “O atraso ou adiamento”, confessou o vereador responsável pela gestão e conservação do espaço público, “foi voluntário”. 

“Não houve um atraso porque nos esquecemos de alguma coisa. Foi pensado, tendo em conta a situação que o país atravessava da pandemia e tendo em conta outras intervenções que tínhamos que realizar na altura, que não se coadunavam. Quisemos iniciar a obra nesta altura”, firsou João Rodrigues. 


O prazo da execução da empreitada é de 90 dias, ou seja, a obra na Júlio Fragata deverá estar concluída em Setembro, em plena campanha eleitoral. João Rodrigues nega que o adiamento da obra de Setembro de 2020 para Junho de 2021 esteja relacionado com uma estratégia política, garantindo que se trata de “uma falsa questão”. 

O responsável diz que desconhece o momento do mandato em que se deve “parar de fazer obras, porque há eleições”. “Até ao último dia do mandato é uma obrigação concretizar os projetos de interesse público. A obra vai  fazer-se nesta altura, porque achamos conveniente fazer nesta altura. Muitas outras foram feitas antes do período eleitoral e muitas serão depois”, respondeu. 

Nove meses depois, a obra vai mesmo iniciar. Em entrevista à RUM, o vereador já havia apontado 16 de junho, como a data de início dos trabalhos. Ainda que arranque a 28, não se trata de um novo atraso. Segundo João Rodrigues a obra foi consignada na data prevista, mas, “a partir daí, o empreiteiro tem a possibilidade de a iniciar mais ou menos quando quiser”. “Isso não significa que os prazos de contagem da obra não tenham já sido iniciados”, esclareceu.


Os trabalhados vão decorrer, sobretudo, em período noturno, mas “o que tiver que ser feito durante o dia pode prejudicar o trânsito”. “Não há alturas ideais para se intervir na via mais utilizada do concelho. Mais do que isto era impossível minorar os efeitos no trânsito”, finalizou.

A Câmara de Braga vai investir cerca de 700 mil euros na obra, que inclui repavimentação, melhorias ao nível da iluminação e novos separadores centrais.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv