Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal atingiu a marca de 1 milhão de documentos agregados

O portal Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) atingiu a marca de 1 milhão de documentos agregados. O projeto cofinanciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nasceu há 16 anos pela mão da FCCN / Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Universidade do Minho.

O portal é uma forma de disseminar conhecimento de forma aberta como artigos, teses, dissertações, comunicações e outros documentos científicos de 383 fontes nacionais como universidades, centros de I&D, fundações, arquivos, associações, editoras, revistas, conservatórios e unidades de saúde.

Os principais contribuintes são os repositórios científicos das universidades do Porto (116 mil documentos), do Minho (90 mil), de Lisboa (87 mil), Nova de Lisboa (61 mil) e de Coimbra (58 mil).

O RCAAP foi criado para ser um ponto único para pesquisa, descoberta e acesso livre a documentos de qualquer área científica produzidos em Portugal, sendo hoje um pilar na promoção da transparência, da acessibilidade e do impacto do ecossistema científico nacional. “Não foi feito só para a comunidade, mas com a comunidade”, realça o diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho, Eloy Rodrigues, que cofundou o RCAAP, o qual juntava então apenas 13 mil documentos de dez repositórios.

O marco histórico agora alcançado reconhece também o esforço contínuo das instituições parceiras para uma sociedade mais informada e inclusiva, bem como o alinhamento aos princípios da “ciência aberta” promovidos pela União Europeia e por outras organizações internacionais. A iniciativa pretende continuar a crescer e diversificar o tipo de conteúdos, lançar novas ferramentas e funcionalidades para melhorar a experiência dos utilizadores e fazer a integração com plataformas internacionais.

Além do portal em si, o RCAAP representa uma infraestrutura aberta de gestão de ciência, oferecendo diversos serviços (como o alojamento de repositórios e revistas científicas), permitindo às entidades aderentes cumprirem as respetivas políticas da tutela e da Comissão Europeia, o depósito legal de teses e integrar outros serviços online como o Ciência Vitae ou a b-on. O RCAAP está também integrado com o portal congénere brasileiro Oasisbr.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv