Reitor destaca valor da educação integral para os novos alunos da UMinho

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e a Universidade do Minho (UMinho) organizaram, ao longo dos últimos dias, várias atividades integradas no programa do Acolhimento aos novos estudantes da academia. O objetivo é facilitar a integração de quem chega à UMinho. Esta sexta-feira, os novos alunos tiveram oportunidade de ouvir, pela primeira vez, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente da AAUMinho, Luís Miguel Guedes.
O reitor Rui Vieira de Castro evidenciou a importância de uma educação integral, que prepare a nova geração “para um mundo cada vez mais complexo e em contínua mudança”. “As experiências que queremos proporcionar pretendem alargar naturalmente o vosso conhecimento científico e técnico e o desenvolvimento de competências profissionais, mas aspiram também a valorizar-vos nos planos cultural e artístico, da formação ética e cívica, do desporto e da promoção de hábitos de vida saudável”, apontou, evidenciando a importância destas experiências na formação “como cidadãos do mundo, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável”.
Rui Vieira de Castro lembrou ainda que, na UMinho, “todos merecem o respeito de todos e todos devem recusar todas as formas de desumanização”. “A Universidade tem de ser um espaço de justiça, de equidade, de garantia de oportunidades de desenvolvimento para cada membro da nossa comunidade. Na Universidade, defendemos a liberdade académica e o pluralismo de opiniões que permite o verdadeiro debate crítico”, mencionou o reitor.
Rui Vieira de Castro desejou ainda que os novos estudantes “vivam esta nova etapa com alegria, com esperança, de forma ativa, responsável e solidária”.
O representante máximo dos estudantes deixou a garantia de que todos podem “durante todo o percurso” contar com a Associação Académica, que promete proporcionar-lhes “as melhores experiências possíveis”. “Espero que estes anos superem todas as vossas expectativas e que o vosso eu do futuro seja aquilo que idealizam. Não desperdicem esta oportunidade. Na Universidade, vão fazer do vosso dia a dia o exercício nobre da aprendizagem, numa casa que vos irá incentivar ativamente a desafiar aquilo que defendem como certezas”, afirmou Luís Guedes.
O líder estudantil evidenciou ainda o “impacto” que espera que cada um dos novos alunos venha a ter “na sociedade, pelas descobertas e toda a investigação”. “Por tudo isto, sei que o Minho continuará a crescer, com mais laços, maior reconhecimento, melhores resultados nos rankings e cada vez mais estudantes interessados em que este pedaço de terra faça parte do seu percurso”, referiu.
