Reitor da UMinho apela a “consensos entre PS e AD” para previsibilidade no ES

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, apela a consenso entre PS e AD, para haver previsibilidade em matéria de Ensino Superior e Ciência.

Com a vitória da Aliança Democrática nas legislativas de domingo, é expectável que Fernando Alexandre permaneça na pasta da Educação, Ciência e Inovação. Além disso, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior deverá seguir novos passos e ser debatida no Parlamento.

Reconhecendo que “o professor Fernando Alexandre foi um ministro com ideias muito claras e que demonstrou capacidade de resolver alguns dos problemas”, o responsável máximo da academia minhota espera “o trabalho iniciado possa ser continuado”.

Quanto ao RJIES, “vai certamente haver um debate importante sobre esta matéria”. A expectativa de Rui Vieira de Castro “é que os dois partidos que são, historicamente, mais definidores daquilo que são as opções políticas de longo prazo no nosso país, se possam articular em torno de uma solução, tanto quanto possível, consensualizada e consensualizada também a partir de diálogos com as instituições”. O reitor apela ainda à previsibilidade das medidas e do seu impacto. “Aquilo que me parece ser essencial para um sistema de ensino superior e de investigação é que haja previsibilidade naquilo que se espera que as instituições sejam e que o sistema no seu conjunto seja”, frisou.

“Antecipando-se um quadro de maior estabilidade política”, Rui Vieira de Castro espera que seja possível “um diálogo mais sereno e mais construtivo”. “Eu julgo que há convergência entre a AD e o Partido Socialista em áreas fundamentais e espero que esse espaço seja explorado e que sejam construídas soluções que, por isto mesmo, possam ser soluções duradouras”, finalizou. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv