Reitor alerta para exigência da construção e manutenção da nova sede da AAUMinho em Gualtar 

São quase 3 mil metros quadrados entre espaço interior e exterior que vão acolher a Casa do Estudante de Braga da Associação Académica da Universidade do Minho. Um sonho antigo dos alunos da academia minhota que, agora, está mais perto de ver o primeiro alicerce no terreno.

Numa análise entre o estado atual da sede, na Rua D. Pedro V, e o futuro, o reitor Rui Vieira de Castro lança um alerta. “É bom que haja consciência que a construção da nova sede será muito exigente para a AAUMinho e para a Universidade, mas a sua manutenção e conservação também”.

Durante a cerimónia do 47º aniversário da AAUMinho, este sábado, foi apresentado um vídeo em que os alunos explanam as suas considerações sobre o estado atual da sede da cidade dos arcebispos. Em moldes gerais, além de distante do epicentro da academia, as condições físicas não são as melhores para os utilizadores do Bar Académico, grupos culturais e funcionários da AAUMinho.

Contudo, o responsável máximo da UMinho lembra que a responsabilidade não é apenas da universidade, mas também da AAUMinho, “enquanto entidade a quem foi cedido o edifício”.

“A Associação não deve olhar para si própria como um mero utilizador dos espaços”, acrescenta.

Em relação à Casa do Estudante de Braga, Rui Vieira de Castro não tem dúvidas de que será um fator de “transformação qualitativa da própria vivência no campus”.

Todos temos de estar muito gratos à associação académica pelo trabalho que tem feito ao longo dos anos pela forma como se tem comprometido com a missão e objetivos da universidade

Atualmente, de acordo com informação presente no novo site da AAUMinho, a estrutura estudantil já conseguiu 1,6 milhões para a empreitada, sendo que no global serão necessários 4,4 milhões. Os interessados em ajudar na concretização deste projeto podem realizar doações através do site.

Esta será a casa de 16 grupos culturais e salas de ensaio especialmente projetadas. Além disso, o edifício terá salas multiusos, flexíveis e adaptadas para atender a uma variedade de necessidades, desde reuniões a eventos de formação, workshops e exposições.

Um bar académico moderno, com 3 pisos e esplanada, será integrado à nova sede, servindo não apenas como um ponto de convívio, mas também como um local de celebração e partilha. Este espaço terá um papel central na integração dos estudantes, permitindo momentos de descontração e reforçando o espírito de comunidade que é a marca da AAUMinho. Por fim, a nova Casa do Estudante oferecerá também espaço para a implementação de novos serviços que atendam diretamente às necessidades dos estudantes.


Subvenção para a AAUMinho está inscrita no orçamento para 2025

O reitor da UMinho assistiu na primeira fila a um discurso, uma vez mais, reivindicativo da presidente da AAUMinho em relação aos apoios financeiros que a universidade atribui à estrutura estudantil.

Margarida Isaías lamenta que a subvenção para o próximo ano não esteja garantida, além de não crescer.

Em resposta aos microfones da RUM, o reitor garante que a subvenção está inscrita no orçamento da instituição do próximo ano nos domínios culturais e desportivos.

“A UMinho tomou uma decisão que operou já em 2024. Assumir uma figura particular para as transferências para a AAUMinho que é a da subvenção”, refere. Trata-se de uma forma, adianta, de “ultrapassar negociações quase contínuas em função de projetos e iniciativas”, ou seja, “tornam esta relação, do ponto de vista financeiro, mais estável e previsível”, conclui. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv