Rede de Bibliotecas de Braga homenageia José Manuel Mendes com exposição

Uma exposição coletiva de alunos, através das artes plásticas, sobre a obra de José Manuel Mendes. Esta é uma das formas escolhidas pela Redes de Bibliotecas de Braga para homenagear o professor da Universidade do Minho.
A mostra, patente até ao dia 18, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, insere-se no projeto ‘Escritores do Minho’, desenvolvido há uma década e que este ano tem o Agrupamento de Escolas de Maximinos como coordenador. Fernando Mendes, amigo do autor, que não pôde marcar presença na inauguração, fala de um trabalho “bastante interessante”, destacando o facto de partir da “criatividade dos alunos”. Além disso, enaltece a relevância de fomentar “o gosto pela leitura” e “dar a conhecer os escritores da região”.
A iniciativa ‘Escritores do Minho’ tem o objetivo de divulgar a vida e a obra de autores com ligação ao território, através do olhar de alunos do pré-escolar ao ensino secundário das escolas do concelho. A coordenadora da Rede de Bibliotecas de Braga explica que a escolha de José Manuel Mendes se relaciona com o cinquentenário do 25 de Abril. Caraterizado como “um homem de luta e liberdade”, Regina Campos enaltece que tem “muita obra ligada a esse período”, o que se tornou “numa mais valia para que os alunos fizessem os seus trabalhos”.
A segunda parte da homenagem, já com a presença do autor, será um sarau cultural, marcado para 16 de maio, às 21h00, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Para o evento está a ser preparada uma mostra artística de leitura em voz alta, música e outras performances protagonizadas por estudantes.
