“Uma verdadeira cidade leitora”. CMB quer uma estante de livros em todas as escolas

Levar uma estante de livros a todas as escolas do concelho de Braga que não têm biblioteca é um dos objetivos da Rede de Bibliotecas (RBB), em parceria com a autarquia. O plano de atividades para o ano letivo 2024/2025 foi apresentado, esta terça-feira, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Na sessão de apresentação, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, referiu a importância de promover a leitura junto dos mais novos. “É a missão da biblioteca, da rede e, no fundo, de todos os parceiros que estão envolvidos neste plano, e que reflete aquilo que gostaríamos que Braga fosse – uma verdadeira cidade leitora”, disse.

A vereadora espera conseguir promover “o sentimento de liberdade que é ler”, admitindo que “cada livro dá a possibilidade de sonhar, de perspetivar novas vidas”, acreditando que, depois de ler um livro, uma pessoa começa a pensar de forma diferente. 

A vereadora falou, também, do “desejo” da autarquia de haver, em cada escola do concelho, um canto de leitura.

“Que em cada escola haja, se não uma biblioteca, um cantinho de leitura. Porque só assim é que podemos incentivar. Os livros não são para estar nas prateleiras, são para pegar, folhear e sentir o cheiro do papel”, reitera.

A diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Aida Alves, explica que o plano de atividades para este ano letivo, assenta em quatro grandes eixos: a promoção da leitura e das literacias; a cidadania, diversidade e inclusão; a preservação do património imaterial e da memória e a formação e capacitação.


Em cada eixo são desenvolvidos programas de ação com diferentes atividades (horas do conto, oficinas, encontros com escritores e ilustradores) que serão levadas às escolas por diferentes agentes culturais e educativos, a alunos dos diferentes escalões etários. Com os 500 anos do seu nascimento, Camões vai ser mote para algumas iniciativas.


Ao longo do ano, em diferentes espaços físicos e online, a RBB divulga atividades que chegam a milhares de crianças, jovens e adultos, desde concursos de leitura e de escrita a oficinas, exposições, debates, entrevistas, encontros, entre outros. Destacam-se ainda iniciativas como a Semana da leitura, o Festival Literário de Braga, os Encontros com Escritores e Ilustradores, Escritores do Minho ou o Concurso de Leitura.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv