Tribunal Arbitral de Consumo de Braga junta-se a rede que apoia famílias endividadas

O CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo de Braga reativou a valência pertencente à RACE – Rede de Apoio ao Consumidor Endividado. Depois de ter funcionado entre 2013 e 2017 e de um interregno de cinco anos, o projeto de âmbito nacional está de volta para combater as dificuldades financeiras causadas pela pandemia.

O CIAB é uma das sete entidades associadas a esta iniciativa, cujo objetivo é, de acordo com o diretor executivo, “informar os consumidores e os clientes bancários sobre-endividados, apoiá-los e acompanhá-los no processo de renegociação dos seus créditos”. 


“Com o fim das moratórias públicas, o Governo decidiu reativar a rede extra judicial de apoio aos clientes bancários, desde logo qualificando os centros de arbitragem de conflitos de consumo, como o CIAB”, detalha Fernando Viana. 


Seja através de crédito pessoal, de habitação ou ao consumo, através do apoio de dois técnicos, o CIAB presta apoio atualmente a cerca de três dezenas de famílias. Esta valência, que vai funcionar, pelo menos durante um ano, está localizada nas instalações do tribunal arbitral de consumo, na sede da antiga Junta de Freguesia da Sé.

O serviço abrange 19 municípios, oito do distrito de Braga (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), a totalidade do distrito de Viana do Castelo, dez municípios, e ainda Montalegre, no distrito de Vila Real.


Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv