Quinta Pedagógica de Braga supera “número mágico” dos 50 mil visitantes

A Quinta Pedagógica alcançou o melhor registo de sempre em 2023, com 50.187 visitantes. Os números foram revelados na cerimónia dedicada ao 20º aniversário do espaço bracarense, assinalado esta segunda-feira.


Tendo como grau de comparação 2013, o ano em que assumiu a pasta, com 23.021 pessoas, o vereador do Ambiente enaltece a “evolução”, com o registo a ser duplicado. Tirando 2018 e 2020, marcado pela pandemia, os números foram em “crescendo”. “Confesso que, para 2023, tinha um número mágico na cabeça, mas achava que ainda não íamos atingir… era os 50 mil”, salienta.


Em duas décadas, a Quinta Pedagógica recebeu 573.361 visitantes. Altino Bessa assume que, há dez anos, “a principal dinâmica era o trabalho com as escolas”. Além dessa vertente, que foi “reforçada”, explica que as atenções viraram-se também para os idosos e para as pessoas com necessidades específicas, sobretudo através de parcerias, dando o exemplo da CERCI – Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos.


Em setembro, a Quinta Pedagógica inaugurou o Centro de Educação Ambiental. Para o futuro, além da Casa do Caseiro e do Museu de Tradições Rurais, um dos focos é a requalificação das margens da Ribeira de Crasto. O presidente da Câmara de Braga assinala que os trabalhos estão prestes a arrancar, depois de “já ter sido lançado o concurso e obtido o visto”.

Através de “um investimento muito considerável”, sinaliza Ricardo Rio, explica que o objetivo é “criar um novo eixo de desenvolvimento de interação com a natureza”. “Trata-se de uma área muito importante para complementar o crescimento urbano que esta zona da cidade tem vindo a sentir ao longo dos últimos anos”, finaliza.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv