Queres ajudar a salvar vidas? Podes fazê-lo na UMinho entre 15 e 17 de abril

Na próxima segunda-feira, 15 de abril, a comunidade UMinho é chamada a mais uma ação de solidariedade, desta vez para ajudar a salvar vidas. As dádivas de sangue e doação de medúla óssea estão previstas para Guimarães, no dia 15 e para Braga, nos dias 16 e 17 de abril.
A iniciativa é promovida pela Associação Académica da Universidade do Minho, em parceria com a UMinho e com o Instituto Português do Sangue.
Em Guimarães, as colheitas podem ser feitas nas residências de Azurém, enquanto em Braga decorrem no Pavilhão Desportivo do Campus de Gualtar. Os profissionais de saúde estarão nos campi entre as 9h00 e as 18h00.
Recorde-se que na Academia minhota, esta iniciativa decorre desde 1999. Ao longo de todos estes anos, milhares de estudantes, docentes e outros profissionais da academia minhota deram o seu contributo, ajudando a equilibrar as reservas do Banco de Sangue.
Simples e seguro. O que deves saber:
Durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.
Antes de efetuar a dádiva, um médico vai realizar uma entrevista confidencial, para avaliar as tuas condições de saúde e descartar qualquer aspeto que te impeça de doar. O principal objetivo é preservar a saúde do dador e garantir uma transfusão segura para os doentes.
Podes dar sangue se tiveres bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e pelo menos 18 anos.
Todo o processo da dádiva demora em média 45 a 60 minutos. O volume de sangue extraído (450 ml) é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita deverás fazer uma refeição ligeira.
É importante que te faças acompanhar pelo teu Cartão de Cidadão para que os dados pessoais sejam preenchidos corretamente e para que, mais tarde, recebas o Cartão Nacional de Dador de Sangue.
