“Queremos dar continuidade ao que se estava a fazer e pensar menos em mim e muito mais no coletivo”

O treinador Rui Duarte estreia-se no comando do SC Braga, este sábado, na receção ao Arouca, em jogo da 28.ª jornada da I Liga, e quer dar continuidade ao “trabalho incrível” que Artur Jorge fez à frente da equipa.
Recorde-se que, na passada quarta-feira, o clube minhoto anunciou a saída de Artur Jorge, que foi oficializado como treinador do Botafogo, esta sexta-feira, e confirmou Daniel Sousa, atual treinador do Arouca, como o seu sucessor na próxima temporada. Rui Duarte, até então treinador dos sub-23, foi o nome escolhido para comandar a equipa principal até ao final da época.
Na antevisão ao encontro com o Arouca, Rui Duarte mostrou-se “orgulhoso” pela oportunidade que diz ter sido conseguida com “muito trabalho”. “Estou orgulhoso por estar aqui, sinal que acreditam em mim e no meu trabalho. Traz responsabilidade para o futuro próximo, para estes sete jogos, de ajudar a equipa a cumprir o objetivo. Essa é a minha missão: pensar no objetivo coletivo e muito menos em mim”, frisou, acrescentando “queremos dar continuidade ao que se estava a fazer e pensar menos em mim e muito mais no coletivo”.
Rui Duarte revela que encontrou “um grupo incrível, com uma qualidade tremenda, com valores e princípios, muito focado em conseguir o objetivo proposto, muito habituado à alta roda do futebol e que nos acolheu muito bem”.
A partida com o Arouca é, para já, o “foco” do técnico. “É um cliché, mas é verdade. Tivemos três dias [para preparar o jogo], muita informação e nem deu para olhar para a tabela. Mas, somos extremamente ambiciosos e queremos continuar a ganhar. Estou aqui não para pôr a minha ideia em prática, mas para pôr a equipa a ganhar”, atestou.
Rui Duarte destacou ainda que “a equipa vem numa boa dinâmica de vitórias e está confiante e agressiva no bom sentido”, mas que quer um plantel “mais equilibrado defensivamente”. “Vamos continuar a marcar muitos golos, mas queremos evitar golos na nossa baliza. Há que saber defender e ter gosto em defender, em não sofrer golos, e esse envolvimento dos jogadores cria-se”, disse.
SC Braga, quarto classificado, com 56 pontos, e Arouca, sétimo, com 37, têm encontro marcado para este sábado, às 18h00, no Estádio Municipal de Braga.
