Queima das Fitas de Coimbra adiada para Outubro

A Associação Académica de Coimbra (AAC) decidiu adiar para o mês de Outubro a Queima das Fitas, que habitualmente se realiza em Maio, devido ao surto do novo coronavírus.
Numa nota enviada à Agência Lusa, a AAC explicou que vai substituir-se a Latada, que se realiza nessa época, pela Queima, prevendo-se os habituais oito dias de festa onde se deverão incluir algumas das atividades associadas à Festa das Latas.
“O objetivo é que se faça a Queima das Fitas e o momento dos finalistas, mas também o momento em que os estudantes entram na academia”, explicou o presidente da AAC, Daniel Azenha.
O dirigente adianta ainda que nao estava finalizado qualquer contrato com os artistas, que, por norma, animam a festa dos estudantes, garantindo que “não houve qualquer problema relativamente ao cancelamento” de concertos já agendados e os fornecedores “também foram sensíveis”.
Ainda assim, Daniel Azenha realça que o orçamento “será diferente” em Outubro, face a uma menor capacidade financeira da AAC, que deixa de contar com a Queima das Fitas em maio, uma importante fonte de financiamento.
“Este não é um tempo para festividades”, realçou Daniel Azenha, esperando que os estudantes possam terminar o seu ano letivo sem saírem prejudicados.
Desde o final da década de 60, aquando da crise académica de 69, que a Queima das Fitas de Coimbra não sofria qualquer interrupção.
Recordo que, a Fedaração Académica do Porto tomou uma decisáo diferente, anunciando, há dois dias, o cancelamento da Queima das Fitas.
“Este ano, a melhor queima é ficar em casa”, é a mensagem dos estudantes do Porto.
A Associação Académica da Universidade do Minho ainda não se pronunciou quanto ao Enterro da Gata este ano.
