Queda de árvores entre as principais causas de ocorrências registadas a norte

A Proteção Civil registou entre as 0h00 e as 7h00 desta quinta-feira 199 ocorrências relacionadas com o mau tempo nas regiões Norte e Centro, a maioria queda de árvores, sem causar vítimas ou danos avultados.

O comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou que a região Norte, principalmente os distritos do Porto e Viseu, foi a mais afetada.

“Na região Norte tivemos um total de 145 ocorrências, 116 das quais relacionadas com quedas de árvores, e 54 na região Centro, 42 das quais também quedas de árvores relacionadas com o vento forte”, disse à agência Lusa.

De acordo com Paulo Santos, foram também registadas sete ocorrências na região de Lisboa Vale do Tejo.

“Além das quedas de árvores foram registadas ainda pequenas inundações e queda de estruturas, mas em menor número”, indicou.

Portugal continental está esta quinta-feira a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para esta quinta-feira está previsto “um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros/hora, e nas terras altas, com rajadas até 110 quilómetros/hora”, podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Na cidade de Guimarães, a queda de uma árvore de grande porte junto ao Tribunal, no centro histórico, interrompeu o trânsito durante a madrugada e até ao início da manhã. 

No concelho de Braga registam-se também várias ocorrências relacionadas com a queda de árvores. Ao que a RUM apurou, pelas 9h30, os bombeiros foram chamados para duas uniões de freguesia do concelho de Braga para acorrer a queda de árvores, uma delas registada na união de freguesias de Real, Dume e Semelhe, outra em Nogueira, Fraião e Lamaçães. Por seu turno, em Ferreiros e Gondizalves registou-se um atropelamento rodoviário.

Ainda durante a madrugada, caíram árvores noutras zonas do concelho, nomeadamente junto à UMInho e ao INL.

O trânsito também esteve condicionado em várias zonas da cidade. Além dos constrangimentos recorrentes, inundações e acidentes complicaram ainda mais a circulação de trânsito em pontos sensíveis nos principais acessos à cidade de Braga.

Distrito de Braga em alerta amarelo por causa do vento


O IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para esta quinta-feira nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

O instituto colocou sete distritos de Portugal continental sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte quinta-feira e na sexta-feira.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho desde as 9h00 e até às 15h00 de sexta-feira devido à previsão de “ondas de noroeste com altura significativa de sete a oito metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros”.

Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso meteorológico laranja entre as 15h00 desta quinta-feira e até às 24h00 de sexta-feira, também devido à previsão de agitação marítima forte.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv