Quase mil brasileiros pediram ajuda para sair de Portugal e regressar ao Brasil em 2022

O número de pedidos de regresso de brasileiros residentes em Portugal bateu o recorde no ano de 2022. A notícia é avançada pelo jornal brasileiro, O Globo. Uma das principais causas é o custo de vida em Portugal.

Burocracia, preço da habitação e inflação no preço dos alimentos são alguns dos argumentos relatados pelos brasileiros que decidiram pedir ajuda para regressar ao país de origem depois de experiências menos positivas em Portugal.

Segundo o jornal brasileiro, O Globo, nunca o Brasil recebeu tantos pedidos de ajuda de brasileiros para regressar a casa. Em 2022, foram 913 os brasileiros recorreram ao programa ‘retorno voluntário Árvore’, da Organização Internacional para as Migrações. Destes, 350 conseguiram apoio financeiro para voltar ao Brasil.


Os motivos variam entre a falta de acesso ao emprego, dificuldades financeiras e processo burocrático português para obter autorização de residência.

Recorde-se que o Ministério da Administração Interna estima que cerca de 150 mil imigrantes estejam à espera da regularização, a maioria deles de nacionalidade brasileira.

Um dos apelos da organização Internacional para as Migrações é que os brasileiros venham para Portugal devidamente informados de todas as condições.

Entre os testemunhos de brasileiros que pediram ajuda para sair de Portugal e regressar ao Brasil há quem refira que no nosso país apenas gastou dinheiro, sem nunca conseguir qualquer retorno.

Estima-se que a comunidade brasileira já represente 8% da população de Braga.

c/ O GLOBO

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv