Quase 600 estudantes da UMinho já usufruíram do cheque-psicólogo

Quase 600 estudantes da Universidade do Minho já pediram o cheque-psicólogo, que dá acesso gratuito a cuidados de saúde mental.
O número foi avançado pela administradora dos Serviços de Ação Social, no último Conselho Geral.
Desde outubro, “já foram atribuídos 598 cheques- psicólogo e 261 cheque-nutrição, do total de 5087 de psicologia e 2593 de nutrição que foram atribuídos” à instituição, detalhou Alexandra Seixas. A responsável denota “a crescente necessidade dos estudantes na área da saúde mental”.
Atualmente, a UMinho conta com uma psicóloga, que dá cerca de 800 consultas anuais, mas “a implementação deste projeto vai permitir a contratação de mais três psicólogos”. “Queremos ter mais psicólogos para fazer face às necessidades, que têm aumentado. Temos tido cada vez mais alunos a solicitar”, informou a administradora.
Os cheques-psicólogo e nutrição foram implementados pelo Governo, que disponibiliza até 100 mil cheques-psicólogo, com o objetivo de facilitar o acesso a cuidados de saúde mental, e até 50 mil cheques-nutrição, para reforçar as respostas de saúde e bem-estar para os jovens, estando já confirmada uma bolsa com 208 nutricionistas disponíveis para estas consultas.
Cada estudante a quem o pedido de cheque seja aceite terá direito entre 2 a 12 consultas de psicologia e 1 a 6 consultas de nutrição.
