Quarta fase da parceria UMinho/Bosch está garantida

São esperados cerca de 60 milhões de euros de financiamento. Envelope assim como número concreto de recursos humanos afetos ao projeto está em fase de aprovação.

Está garantida a quarta fase do projeto inovação Universidade do Minho/Bosch. O anúncio foi feito na “Next Driving Tomorrow”, evento que apresentou, esta terça-feira no Altice FORUM Braga, os resultados da terceira fase da parceria.

Desde 2013, e fruto do investimento total de 165 milhões de euros, foram criadas 70 patentes através do trabalho de 750 investigadores, engenheiros e professores.

Ao longo dos últimos anos, foram desenvolvidos vários sensores e inteligência artificial, utilizados em projetos como a “Easy Ride comunicação entre veículos, pessoas e infraestruturas” e “Sensible Cars – tecnologias para níveis máximos de condução autónoma”.


Esta terça-feira, na sessão de encerramento da “Next Driving Tomorrow”, o primeiro-ministro, António Costa, apelou a que outras instituições de ensino superior, mas também empresas, olhem para este “casamento perfeito”, entre a UMinho e a Bosch, como um exemplo que deve ser replicado em todo o país e em todo o tecido empresarial.

Para este objetivo contribui o facto de Portugal ter a geração mais qualificada de sempre e, fruto da solidariedade europeia, capacidade de investimento como nunca o país teve antes.

Em jeito de balanço, aos microfones da RUM, o reitor Rui Vieira de Castro declara que esta parceria contribui para a indução e inovação numa “importantíssima empresa”. Para além da criação de emprego qualificado que resulta no desenvolvimento social e económico da região e do país.

O responsável máximo da academia minhota não esconde que a parceria foi também uma forma de suprir necessidades ao nível de equipamentos científicos e uma oportunidade para criar novos laboratórios. Rui Vieira de Castro abre a possibilidade de, em conjunto, virem a trabalhar no quadro do PRR, nomeadamente, através dos Uminho Education Allience e mostra-se confiante em relação à quarta fase do projeto UMinho / Bosch, prevista para os próximos três anos. 


Neste momento, todo o processo está em fase de aprovação, não sendo ainda conhecidos quantos recursos humanos serão afetos ao projeto e o montante de financiamento previsto, contudo acredita-se que esteja na ordem dos 60 milhões de euros.

Tecnologia desenvolvida na 1ª fase da parceria é responsável por 30% da faturação da fábrica de Braga

Para o responsável da Bosch Portugal, esta longa parceria tem contribuído para a melhoria dos processos produtivos e inovação em Portugal. Carlos Ribas frisa o facto de uma tecnologia desenvolvida na primeira fase da parceria, o Optical Bonding, ser responsável por mais de 30% da faturação da fábrica de Braga.

Esta tecnologia visa garantir uma boa visibilidade do display, principalmente em ambientes de grande luminosidade nos veículos. Este processo preenche a camada de ar que existe entre o display e o seu respetivo vidro protetor, permitindo assim reduzir a reflexão nas interfaces dos elementos óticos do display.

Fernando Alexandre, professor da Escola de Economia e Gestão da UMinho, foi o responsável pela apresentação dos dados referentes às mais valias da parceria para a instituição de ensino superior. Aos microfones da Universitária frisa o facto deste projeto ajudar a fixar população qualificada em Portugal e, em especial, na região do Minho, sendo que a maioria não fica na Bosch acaba por transferir o seu conhecimento para pequenas e médias empresas da região.

Rui Vieira de Castro aproveitou o momento para alertar o chefe do Governo sobre as dificuldades que afetam a instituição, nomeadamente, o envelhecimento do corpo docente e o número de investigadores a contrato a termo. Porém, as problemáticas vão além dos recursos humanos, no edificado há premência na sua renovação e atualização da infraestrutura tecnológica que revela sinais de desatualização.

Em resposta, o primeiro-ministro garante que o Portugal 2030 vai permitir investimento em património edificado.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv