“Quando há união entre os trabalhadores é possível alcançar melhores salários e condições”

Centenas de pessoas concentraram-se, esta terça-feira, 25 de Abril, na Arcada, em Braga, pelos direitos dos trabalhadores. Organizada pela União dos Sindicatos de Braga (USB), a ação de luta contou com uma tribuna pública e uma marcha contra a escalada de preços, os salários baixos e um conjunto de direitos que ainda estão por assegurar.
Em declarações à RUM, Joaquim Daniel frisa que, “além de relembrar a Revolução dos Cravos e o que foi feito, é importante reafirmar o que ainda falta conquistar”. O coordenador salienta a necessidade de lutar para que as pessoas tenham “trabalhos e salários dignos”.
“Quando há união entre os trabalhadores é possível alcançar melhores salários e condições”, defende o coordenador da USB, salientando a importância do “poder reivindicativo”. No caso de uma empresa que presta serviço à Continental Mabor, Joaquim Daniel exemplifica que, com a união e a luta, os trabalhadores conseguiram conquistar melhores condições, nomeadamente “o aumento de 90 euros nos salários”.
O coordenador da USB defende também a necessidade de uma “melhor distribuição da riqueza pelos trabalhadores que a geram”. “O 25 de Abril trouxe um conjunto de direitos, mas houve uma regressão que só não foi mais longe porque a luta tem conseguido impedir. Mas é possível e necessário ir mais longe, quer na recuperação desses direitos, quer na evolução da nossa sociedade”, argumenta, complementando “tenhamos uma sociedade que se preocupe mais com as pessoas e menos com os lucros das grandes empresas”.
