PubHD UMinho regressa com sessão dedicada à biologia vegetal

O Rossio Bar é o novo anfitrião do PubHD UMinho, movimento de divulgação informal de ciência. Após a interrupção de dois anos devido à pandemia, o ciclo de tertúlias está de regresso, realizando-se às terceiras quartas-feiras de cada mês. ‘Gota a gota enche a Ciência o copo’ é o mote da 44.ª edição que acontece esta quarta-feira, às 21h15, no Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

A iniciativa, organizada desde janeiro de 2016 pelo STOL, um grupo de comunicação de ciência do Departamento de Biologia, já contou com a participação de 92 investigadores nas mais diversas áreas. De acordo com Alexandra Nobre, da organização do evento, a ideia é a realização de conversas informais sobre projetos de investigação de estudantes de mestrados e doutoramentos em bares, sem apoio de suportes multimédia.

Aos microfones da Universitária, a responsável fala de um “formato invertido”, no sentido em que cada oradora tem apenas 10 minutos para intervir e o dobro do tempo para responder às perguntas colocadas. Ana Maria Cunha e Mariana Santos Vale são as duas biólogas convidadas numa sessão dedicada à biologia vegetal. 


A primeira vai falar sobre o processo de floração. “Há flores muito diversas, com simetrias muito diferentes, e a Ana Maria Cunha vai abordar o modo como as plantas são capazes de dar origem às suas flores”, explica Alexandra Nobre. 


Por sua vez, Mariana Santos Vale vai falar sobre o stress das plantas. “Como é que as plantas lidam com o stress provocado pelas condições climatéricas, nomeadamente o excesso de luz e calor, as estratégias que têm para lidar com essas situações, como é que conseguem subsistir e como os fatores de resposta podem ser utilizados noutros mecanismos”, esclarece. 

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv