PSP será agraciada com medalha de honra da cidade de Braga

O Município de Braga vai galardoar o Comando Distrital de Braga da PSP com a medalha de honra. Trata-se da mais alta insígnia da cidade dos arcebispos. A cerimónia, segundo avançou o presidente da Câmara Municipal, deverá ocorrer a 5 de dezembro, Dia da cidade de Braga e de S. Geraldo, Padroeiro e primeiro arcebispo de Braga.
No final da sua intervenção, na cerimónia que assinalou os 145 anos da PSP, que decorreu no Espaço Vita, o edil recordou que havia prometido este reconhecimento pelos “serviços prestados à população bracarense” ao anterior comandante. Dois anos depois, a promessa será cumprida.
O Diretor Nacional-Adjunto da Unidade Orgânica de Recursos Humanos, o superintendente-chefe Abílio Pinto Vieira, também marcou presença no evento, onde assegurou que a direção nacional irá continuar a apostar no “reforço da valorização humana, profissional e técnica das suas mulheres e homens como via para a criação de valor e melhoria da segurança pública”.
A falta de recursos humanos foi uma temática que não passou ao lado no discurso do comandante distrital da PSP, o superintendente Henrique Almeida, que frisou a premência de ver essa necessidade respondida, de modo a assegurar a segurança e paz no concelho que registou o maior aumento populacional no país, de acordo com os últimos censos. Uma premissa validada pelo edil bracarense que alerta, contudo, para os “riscos latentes” que merecem acompanhamento.
No entanto, a PSP continuou, segundo o comandante, a desempenhar as nossas funções. Em 2021, os 521 polícias e 21 técnicos de apoio ao serviço operacional que integram o comando da PSP de Braga realizaram 5.202 denúncias de criminalidade geral (-5%), 214 denúncias de criminalidade grave (+1%), 559 detenções (+7%), 12.090 testes de alcoolemia dos quais 4.097 na sequência de acidentes de viação, 14.971 inquéritos e diligências processuais, 173 conduções a unidades hospitalares de psiquiatria, 272 ações de informação nas 142 escolas que têm sob jurisdição e 172 informações junto de 350 idosos que vêm a acompanhar. No total, foram percorridos mais de um milhão de quilómetros.
O Comando compreende duas Divisões Policiais de Braga e Guimarães, compostas por valências de segurança e ordem públicas, trânsito, investigação criminal, armas e explosivos, ambiente, segurança privada e informações policiais.
