PSD. Paulo Cunha apoia Montenegro, mas garante liberdade de voto na distrital

O presidente da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, vai votar em Luís Montenegro nas eleições diretas do partido, marcadas para 28 de maio.

O prazo limite para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD terminou esta segunda-feira e há duas candidaturas validadas pela Comissão Política Nacional: a de Luís Montenegro e a de Jorge Moreira da Silva.


Já em 2020, dessa vez medindo forças com Rui Rio, Montenegro contou com o apoio do líder da distrital de Braga. 

Em declarações à RUM, Paulo Cunha explicou que reconhece a Luís Montenegro “percurso e estatuto político suficientes para conduzir o período que o partido vive, sabendo que os portugueses entregaram ao PS a responsabilidade de governar e ao PSD a responsabilidade de fazer oposição e demonstrar que tem propostas alternativas, sendo merecedor de nas próximas legislativas voltar ao Governo”. “Luís Montenegro é uma pessoa capaz de reunir, é um líder e sabe gerir recursos e sensibilidades”, reforçou o famalicense.

O antigo líder do PSD e primeiro-ministro, Francisco Pinto Balsemão, é o mandatário nacional de Moreira da Silva. 

Apesar de reconhecer a força deste apoio, Paulo Cunha lembra que, no PSD, “cada militante vale um voto”. “Temos respeito pelos fundadores, mas os que são militantes há mais de seis meses têm o mesmo direito e número de votos”, afirmou. Para o líder da distrital de Braga, “Montenegro é o candidato que nutre mais simpatia junto dos militantes, porque conseguiu reunir condições para que acreditassem que é o protagonista que o partido precisa”

Ainda que Montenegro seja o próximo líder do PSD, Cunha reconhece que o caminho até o PSD voltar ao governo “é longo”. “Ele tem todas as condições para o fazer e tem afirmado que o quer fazer com a sociedade, militantes e com os autarcas, que têm um papel muito importante nesta candidatura”, reforçou Paulo Cunha, manifestando a vontade de recuperar autarquias para o partido em 2025.

Paulo Cunha garante que Luís Montenegro é a sua escolha pessoal, sendo que não haverá qualquer tipo de orientação de voto na distrital. “Haverá liberdade total. Não submeti nenhuma proposta de apoio a nenhuma candidatura. Os membros da distrital são livres de ter o seu pensamento e essa diversidade deverá ser respeitada”, concluiu. 

Paulo Cunha já tinha apoiado Luís Montenegro nas diretas de janeiro de 2020, que acabaram ganhas por Rui Rio.

O líder da distrital de Braga volta a apoiar o candidato, agora contra Moreira da Silva.

As eleições do PSD decorrem a 28 de maio.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv