PSD Guimarães sugere criação de um Gabinete de Crise Intermunicipal

O PSD de Guimarães sugeriu à autarquia a criação de um Gabinete de Crise Intermunicipal, no âmbito da CIM do Ave, face às previsíveis consequências da pandemia na economia da região, e do concelho em particular.

De acordo com o presidente da estrutura vimaranense, Bruno Fernandes, “o mais importante é tratar da saúde dos cidadãos” e, por isso, “todas as medidas tomadas e que venham a ser tomadas terão a solidariedade” do PSD.

No entanto, os sociais democratas já perspectivam tempos difíceis para a economia local, por isso sugerem a criação de um gabinete, que possa definir uma estratégia no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave”. A estrutura, explica Bruno Fernandes, “permitirá que os autarcas da CIM possam discutir que medidas devem levar ao Governo e que medidas podem tomar no âmbito das competências do seu município”.

Na linha da frente do apoio prestado aos empresários e trabalhadores deve estar “o Governo”, que deverá ser “pressionado pelos poderes autárquicos”, mas, acrescenta o presidente do PSD vimaranense, “os municípios também têm um conjunto de medidas que podem tomar, seja nos impostos municipais, seja em apoios concretos, isenções de taxas, IMI , derrama, taxas municipais de urbanismo e licenciamento”.

O PSD de Guimarães alertou ainda o presidente da autarquia para a capacidade de resposta do Hospital Senhora da Oliveira, sugerindo que sejam criadas respostas de retaguarda, preparando equipamentos do município para receber infetados, caso se justifique. Preocupação esta que a autarquia já equacionou, assegura Bruno Fernandes. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv