PSD exige reabertura do serviço de urgência noturna de Gastroenterologia do Hosp. Braga

A concelhia de Braga do PSD solicitou esta segunda-feira ao Governo a reabertura do serviço de urgência noturna de Gastroenterologia do Hospital de Braga. O alerta deixado pelos sociais-democracias surge na sequência da denúncia feita pelos Ordem dos Médicos na sexta-feira.

De forma temporária, esta unidade tem encerrado entre as 00h00 e as 08h00 desde segunda-feira da semana passada. Para o presidente Hugo Soares, esta situação é algo que preocupa o partido “de forma grave”, lembrando o facto de a Ordem dos Médicos ter referido que esta unidade hospitalar abrange um universo de cerca de um milhão de habitantes.

“Um Governo que apregoa que quer constantemente investir no SNS e que quer um SNS cada vez mais próximo dos utentes e a servir melhor não se compagina com um Governo que fecha serviços num hospital central como é o Hospital de Braga”, reclama.

Em média, a unidade recebia seis doentes por mês durante o período noturno. Neste momento, os utentes são encaminhados para os hospitais de São João e de Santo António, no Porto. À Agência Lusa, fonte do conselho de administração do Hospital de Braga explicou que a urgência noturna de Gastroenterologia está temporariamente encerrada por “questões internas de organização da valência”, acrescentando que a unidade hospitalar está “empenhada para que, com a maior brevidade possível, o serviço seja reactivado”.


Sobre a justificação do hospital, que passou em Setembro para o domínio do Governo, Hugo Soares começa por dizer que “há muitas maneiras de ver as coisas”. “Quando se quer fechar serviços e dar aso à austuridade agora camuflada, fala-se em reorganização de serviços. Os bracarenses e a população não andam de olhos vendados e percebem que o que se está a passar é uma questão meramente economicista e que o Governo fecha o serviço porque não quer investir no SNS”, complementa.


“O SNS não pode estar preso a questões ideológicas”

Depois de dez anos de gestão do Grupo Mello Saúde, o Hospital de Braga passou de uma Parceria Público-Privada para uma Entidade Pública Empresarial. O presidente da concelhia do PSD considera que, desde essa altura, a unidade hospitalar “tem vindo a piorar a qualidade”, afirmando que, enquanto foi gerido no modelo de PPP, tinha “indicadores de excelências aos mais diversos níveis” e que era “uma referência a nível nacional”.

Destacando que “o SNS não pode estar preso a questões ideológicas” e que o Governo continua “agrilhoado” ao PCP e ao BE, Hugo Soares defende que o actual conselho de administração “não tem acautelado aquilo que são os melhores interesses da poupulação”.


Também a concelhia do CDS-PP Braga veio a terreiro condenar este encerramento. Altino Bessa acusa o governo socialista de estar a secundarizar o Hospital de Braga.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv