PSD defende duplicação da linha férrea até ao Porto. CMG diz que primeiro passo já foi dado

O PSD de Guimarães defende a duplicação da linha ferroviária existente, de modo a que a cidade não fique para trás quando o tema é a ligação por Alta Velocidade a Lisboa. O tema foi introduzido durante a reunião do executivo municipal desta quinta-feira. Em resposta, o presidente do Município de Guimarães avança que a linha de caminho de ferro, no percurso entre Guimarães e Lordelo, poderá ser rentabilizada para reforçar a oferta de serviço público de transporte até à zona sul do concelho.

Domingos Bragança revelou que já existe um acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP – Comboios de Portugal, para aquisição de estações e apeadeiros, uma primeira fase, no seu entender, para a duplicação da via férrea até ao Porto. Inicialmente, esta via será utilizada para ligações internas no concelho.

Contudo, Ricardo Araújo acusa o executivo municipal de só agora estar sensível a esta questão, considerando inaceitável que Guimarães, em 2030, passe a estar a 3 horas da capital. Isto porque o MetroBus, em estudo e com financiamento garantido pelo Fundo Ambiental, irá ligar Guimarães a Braga onde irá, possivelmente, nascer a estação de Alta Velocidade. O social democrata defende por isso a duplicação da linha para o Porto para uma ligação mais direta para o Porto. No caso da ligação à estação de Alta Velocidade de Braga ficaria mais dedicada para a ligação a Vigo.

Aos jornalistas, Domingos Bragança explica que a aquisição de estações e apeadeiros irá permitir um novo serviço interurbano pelo menos até Lordelo, sendo que a autarquia poderá estender o mesmo até Lousada.

Atualmente, a linha ferroviária entre Guimarães e o Porto apresenta uma utilização a rondar entre os 20 e os 30%.

Quanto ao MetroBus ou metro ligeiro à superfície, o vereador da oposição critica o facto de o executivo não estar a priorizar a ligação interna entre a cidade e todas as vilas de norte até às Taipas e no sul até Lordelo. Outra das reivindicações diz respeito à premência de requalificar a Nacional 105.

O edil acrescenta que “o primeiro grande objetivo não é propriamente a Alta Velocidade”, mas sim, “as deslocações diárias” dos vimaranenses. No entanto, Domingos Bragança realça que essa ligação também será alvo de um estudo. 

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Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

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