PS propõe comparticipação até 90 euros em tratamentos termais

O deputado vimaranense Luís Soares vai propor o prolongamento do regime de comparticipação dos tratamentos termais em 2021. Esta medida foi reposta no Orçamento da Saúde em 2018, sendo que no ano seguinte teve um impacto positivo de 15% no aumento do número de termalistas e também no volume de negócios neste sector sazonal.
A proposta do socialista visa recuperar os valores que vigoraram no projecto piloto de 2019, ou seja, uma comparticipação em todos os tratamentos até 90 euros, ou seja, cerca de 40% de um tratamento termal. Um apoio considerado “significativo” pelo deputado que frisa que esta é uma medida para “todo o país”, visto que poderá evitar despedimentos no sector, contribuir para as economias locais e garantir melhores cuidados de saúde para os portugueses.
No distrito de Braga existem quatro concelhos com esta oferta, são eles Amares, Guimarães, Terras de Bouro e Vizela.
Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a actividade neste sector foi suspensa pela Direcção-Geral de Saúde entre Maio e Junho. Luís Soares revela que a “dotação orçamental disponível no Orçamento de Estado era de cerca de 600 mil euros. Até Setembro, apenas tinha sido mobilizado 10% desse valor”, o que espelha uma quebra muito significativa.
A proposta será debatida na generalidade nas próximas semanas.
