PS lamenta falta de comunicação pública da candidatura de Braga a CEC’27

O Partido Socialista (PS) lamenta a falta de comunicação pública acerca da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027. A cidade de Braga foi já escolhida, a par de Ponta Delgada, Aveiro e Évora como finalista das candidaturas a este título.
Adolfo Macedo, eleito pelo PS, questionou, na reunião de Câmara desta segunda-feira, o executivo liderado por Ricardo Rio sobre o ponto de situação da candidatura, que, vincou, “continua sem ouvir várias entidades artísticas”. “Não sabemos exatamente o que está a aocntecer. O S.Geraldo era um dos lugares chave dessa candidatura e continuamos sem saber o que se passa com o S.Geraldo, isto diz muito sobre o que está a acontecer com a CEC”, atirou. O vereador admite ter apontado algumas lacunas à candidatura bracarense, como, por exemplo, “a falta de
projetos para diversas disciplinas artísticas, áreas onde o concelho é forte, como a música, a literatura ou a fotografia”, mas, até ao momento, não tem informação de que tenham sido corrigidas.
Na resposta, Ricardo Rio lamentou que Adolfo Macedo seja “uma das poucas pessoas em Braga que tem diminuído a qualidade da candidatura”. “Felizmente que ele não estava no júri internacional, senão por venturanão estávamos nesta ‘final four’ de cidades selecionadas”, ironizou. Rio garante que “a opinião do júri, de outras entidades e até de cidadãos que não são brcaraneses é que Braga tem uma candidatura de grande qualidade, que vai ser melhorada e que no final se espera que seja a vencedora”.
Arquidiocese de Braga integra Conselho Estratégico da candidatura
O Conselho Estratégico da candidatura reuniu recentemente, contando já com a participação da CCDR-N, do Turismo Porto e Norte e da Arquidiocese de Braga.
Recordo que o antigo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, manifestou publicamente tristeza por não ver a Arquidiocese de Braga envolvida no processo. Em entrevista à RUM, D. Jorge admitiu que podia integrar a candidatura a título pessoal, mas não em nome da Arquidiocese. Ora, agora, D. José Cordeiro tem assento no Conselho Estratégico em nome da Arquidiocese.
Ricardo Rio esclareceu que “o antigo Arcebispo (D.Jorge Ortiga) tinha sido convidado a título pessoal, depois disse que só aceitaria se fosse a título institucional e esse convite acabou por ser formulado já numa fase final do processo anterior e ele nao chegou a dar resposta”. “Neste momento, o senhor Arcebispo (D.José Cordeiro) aceitou esse convite e ficamos felizes com essa participação. A Igreja de Braga está claramente ao lado desta candidatura e a contribuir para o seu sucesso”, sublinhou.
Segundo o presidente da Câmara, o conselho executivo da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura vai reunir nos próximos dias, estando para breve a reunião com outras forças culturais da cidade e partidos políticos para recolha de contributos. O processo estará concluído até outubro.
