PS diz “ser possível” ter transporte público gratuito em Braga. Câmara afasta a hipótese

O Partido Socialista reforça a ideia de que é possível ter transportes públicos gratuitos me Braga.

Na última Assembleia Municipal, o deputado João Nogueira usou da palavra no ponto referente aos resultados semestrais do município para enaltecer uma vontade do PS e lembrar que, em apoios e subsídios, os TUB encaixam 6,9 milhões de euros.

Reconhecendo que a gratuitidade dos transportes “está reforçada”, o socialista frisou que, “em termos de apoios e de subsídios, os números que estão inscritos correspondem a 6,9 milhões de euros e que tem a ver com receitas oriundas do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária -, do Incentiva Mais e também de 20% que obrigatoriamente cada município tem que alocar em função destas verbas”. “Isto reforça aquilo que o Partido Socialista disse: é possível pôr os transportes públicos gratuitos no concelho de Braga”, atirou.

Contactado pela RUM, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, diz que “está mais do que comprovado de que há uma elasticidade de preço que tem um limite”, uma vez que há uma parte substancial de pessoas que não utiliza o transporte público e há quem use o autocarro mesmo tendo que pagar, porque o pode fazer. Nesse sentido, para o autarca “não faz sentido “a Câmara ou os transportes urbanos desperdiçarem recursos que lhes são úteis por uma mera questão simbólica de tornar o transporte gratuito”. Ricardo Rio lembra ainda que os transportes já são gratuitos para jovens até aos 23 anos e para outros segmentos da população.

“Mesmo para a generalidade da população, quer com base no PART, quer com base naquilo que foi a redução tarifária que os TUB foram corporizando, que sempre desceu ou congelou desde 2013 os tarifários, é inferior àquilo que existia em 2013”, acrescentou.

O social democrata aponta ainda a renovação da frota que tem sido levada a cabo na empresa municipal. “Há uma parte muito substancial de comparticipação pública que tem que ser assumida por nós. E, portanto, não podemos simplesmente abdicar desses recursos que nos advêm das tarifas”, finalizou.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv